Questões de Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais (Pedagogia)

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Qual é o objetivo do AEE nas escolas regulares, conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

  • A Oferecer suporte especializado ao professor da classe comum, substituindo a escolarização regular.
  • B Complementar e suplementar a formação de estudantes com deficiência, transtornos globais e altas habilidades/superdotação.
  • C Substituir a formação regular dos estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.
  • D Fornecer educação especializada apenas para estudantes com altas habilidades/superdotação.
  • E Segregar estudantes com deficiência em salas de recursos multifuncionais.

Qual é o principal objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

  • A Garantir que todas as escolas regulares tenham salas de aula especiais separadas para alunos com deficiência.
  • B Proporcionar acesso, participação e aprendizagem para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
  • C Estabelecer escolas especiais exclusivas para alunos com altas habilidades/superdotação.
  • D Focar exclusivamente em alunos com deficiência, sem considerar aqueles com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
  • E Implementar um currículo separado e especializado apenas para alunos com necessidades educacionais especiais.

Qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

  • A Substituir a escolarização regular dos alunos.
  • B Ensinar apenas conteúdos de Matemática e Ciências.
  • C Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para eliminar barreiras à participação plena dos alunos.
  • D Avaliar exclusivamente a performance dos alunos em testes padronizados.
  • E Focar exclusivamente no desenvolvimento de habilidades específicas.

Qual é a principal função do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

  • A Substituir a escolarização regular dos alunos.
  • B Ensinar apenas conteúdos de Matemática e Ciências.
  • C Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para eliminar barreiras à participação plena dos alunos.
  • D Avaliar exclusivamente a performance dos alunos em testes padronizados.
  • E Focar exclusivamente no desenvolvimento de habilidades específicas.

Qual é a principal diferença entre educação inclusiva e educação especial, conforme discutido no panorama evolutivo da educação inclusiva no Brasil:

  • A Educação inclusiva foca em crianças com necessidades específicas em classes separadas, enquanto a educação especial integra todas as crianças em classes regulares.
  • B Educação especial visa um ensino individualizado sem exclusão, enquanto a educação inclusiva historicamente segrega alunos com deficiências.
  • C Educação especial é focada em aspectos terapêuticos e clínicos, enquanto a educação inclusiva não considera necessidades especiais. 
  • D Educação inclusiva busca um ensino que se adeque a todos de forma individualizada e sem exclusão, enquanto a educação especial historicamente segrega alunos com deficiências.