Questões de Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais (Pedagogia)

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Em relação às Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, analise as seguintes assertivas:

I. A Educação Especial se realiza em todos os níveis e etapas, mas não em todas as modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
II. Serão contabilizados duplamente, no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
III. O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, sendo substitutivo às classes comuns.
IV. O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, a matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
V. Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas III e V.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E Apenas I, III, IV e V.

Modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O trecho refere-se ao(à):

  • A Pedagogia Inclusiva.
  • B Educação Especial.
  • C Educação Inclusiva.
  • D Classe Especial.
  • E Atendimento Educacional Especializado.

Qual é a principal diretriz estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) em relação à educação de pessoas com deficiência?

  • A A Lei Brasileira de Inclusão exige que todas as adaptações sejam feitas apenas no ensino superior, sem contemplar a educação básica porque a aprovação automática para esses estudantes é garantida.
  • B A Lei Brasileira de Inclusão estabelece que o ensino de estudantes com deficiência deve ocorrer apenas em espaços de atendimento educacional especializado (AEE), sem integração com a turma regular.
  • C A Lei Brasileira de Inclusão permite que as escolas excluam estudantes com deficiência se não puderem atender às suas necessidades sensoriais, intelectuais e emocionais no ambiente escolar.
  • D A Lei Brasileira de Inclusão garante o direito das pessoas com deficiência a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino, com acesso ao currículo comum, adaptações necessárias e recursos de acessibilidade, promovendo a plena participação dos estudantes no ambiente escolar.
  • E A Lei Brasileira de Inclusão determina que as pessoas com deficiência devem ser educadas em instituições especializadas, separadas das escolas regulares, ajustando as adaptações necessárias e recursos de acessibilidade para promover a plena participação dos estudantes no ambiente escolar.

A Lei Brasileira de Inclusão designa, quanto à disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, que os profissionais atuantes

  • A na educação básica devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência em Libras.
  • B no ensino superior devem, no mínimo, possuir ensino médio completo e certificado de proficiência em Libras.
  • C na educação indígena e na educação do campo devem, no mínimo, possuir reconhecimento acadêmico.
  • D em cursos de graduação e pós-graduação devem, no mínimo, possuir certificado de proficiência em Libras.

A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/12) garante o direito à educação inclusiva. No entanto, a inclusão escolar vai além da mera presença do aluno na escola regular. Assinale a alternativa que NÃO representa um princípio da educação inclusiva:

  • A Acessibilidade física e comunicacional.
  • B Atendimento educacional especializado.
  • C Homogeneização das turmas para facilitar o processo de ensino.
  • D Formação continuada dos professores.