Questões de Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.

Alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante.
Documento oficial Base Nacional Comum Curricular, p. 90. (Adaptado).

A respeito da importância da consciência fonológica na alfabetização, assinale a afirmativa correta.

  • A A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois envolve a compreensão de que a fala pode ser segmentada e que esses segmentos podem ser manipulados.
  • B A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois ela desassocia a linguagem oral do código escrito, o que facilita a correspondência entre cada letra e seus significados.
  • C A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois, quando treinada tecnicamente, ensina a indivisibilidade sonora das palavras, facilitando a compreensão da relação grafema-fonema.
  • D A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois, é um método que foca na percepção visual gráfica do sistema alfabético como meio para a aquisição da escrita.
  • E A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois permite que os alunos assimilem as regras da linguagem, algo que ocorre exclusivamente na educação formal sob a orientação do docente.

A função social da escola está pautada no compromisso com a formação do cidadão e da cidadã com fortalecimento dos valores de solidariedade e o compromisso com a transformação dessa sociedade.
Assinale a alternativa que indica a representação dos compromissos com a função social da escola, pautada na discussão da Conferência Nacional da Educação Básica.

  • A A educação escolar deve garantir as funções de classificação e hierarquização dos postulantes aos futuros empregos.
  • B A educação escolar deve vincular-se ao trabalho capitalista e à prática de exclusão de crianças com necessidades especiais.
  • C A construção de um sistema de ensino que possa se constituir em fator de mudança alcançada por meio da meritocracia.
  • D A formação das novas gerações em termos de acesso direto à universidade, de formação elitista e de constituição para a economia.
  • E O processo e prática social constituídos e constituintes das relações sociais mais amplas que alcancem todas as escolas e todos os estudantes.

Leia o trecho a seguir.

As mudanças necessárias para enfrentar sobre bases novas a alfabetização inicial não se resolvem com um novo método de ensino, nem com novos testes de prontidão, nem com novos materiais didáticos. É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões.
Adaptado de: FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização, São Paulo: Cortez Editora, 2013, p.41.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente a interpretação da escrita inicial de acordo com a psicogênese da escrita, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Compreende a escrita como um sistema de representação, que se materializa por meio da interação de quem aprende com sua realidade.
  • B Compreende a escrita como um processo que excede os limites escolares, e que se materializa pela influência de concepções elaboradas por quem aprende.
  • C Compreende a escrita como um objeto social, que se materializa por meio dos sistemas interpretativos criados por quem aprende.
  • D Compreende a escrita como um processo de codificação mecânico do ponto de vista de quem aprende, que se materializa por meio da cópia objetiva da realidade.
  • E Compreende a escrita como um objeto cultural que se materializa por meio de esforços iniciais, os quais não devem ser julgados em termos de certo ou errado.

Sobre a frequência na educação infantil é correto afirmar.

  • A Não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
  • B Deve ser no mínimo de 60%, tanto na creche quanto na pré-escola.
  • C É indispensável para assegurar matrícula no primeiro ano do ensino fundamental.
  • D Não deve ultrapassar 25% na pré-escola.

Leia o trecho a seguir.

Pelo conhecimento da história dos métodos de alfabetização, podemos compreender os estágios pelos quais passou esse processo paralelamente às transformações econômicas, sociais, políticas e educacionais.
Fonte: MENDONÇA, Onaide. Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização. Caderno de formação, vol. 2, São Paulo. Cultura Acadêmica, 2011, p.23.


Sobre os marcos históricos da alfabetização no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante as primeiras décadas da República, especificamente entre os pensadores da Escola Nova, a alfabetização e a democratização do acesso à educação tornaram-se elementos centrais do discurso de modernização do país.

II. Durante o Estado Novo foi implementado um sistema educacional descentralizado com o objetivo de promover a alfabetização, valorizando as especificidades regionais para educar a população nacional.

III. Na primeira década do século XXI, foi implementado o Programa Brasil Alfabetizado, uma iniciativa nacional com o objetivo de universalizar a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.