Questões de Educação Sexual: na família, na escola (Pedagogia)

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O trabalho de educação em sexualidade com crianças é integrado às atividades diárias da escola, em situações de jogos, brincadeiras e histórias. Aos educadores, cabe acolher as manifestações da sexualidade infantil e sua curiosidade sexual, suprindo as lacunas de informação muitas vezes decorrentes de:

  • A Estimulação intensa sobre o tema.
  • B Orientação distorcida da realidade.
  • C Falta de orientação e diálogo na família.
  • D Excesso de informação sobre o tema.
  • E Inabilidade dos docentes.
Analise as informações a seguir:
I. A educação sexual é uma das ações prioritárias a serem cobertas no âmbito do Programa Saúde na Escola (decreto 1.004/2023) . Desenvolvida pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde e implementada pelos municípios, essa política pública vem sendo alvo de desinformação que deturpam o sentido do termo.
II. O acesso à educação sexual no ensino público é uma ação de saúde muito necessária. O tema já é consolidado dentro da Pedagogia e do próprio Ministério da Educação, apesar de o Plano Nacional de Educação, o PNE, não fazer menção ao tema em nenhuma das diretrizes curriculares dos cursos de formação de docentes.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Sobre educação sexual, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:

  • A A Educação sexual é um meio de ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, sem preconceito e tabus.
  • B A Educação sexual favorece a capacidade de cuidado com o próprio corpo, sendo uma das formas de prevenir e enfrentar abusos sexuais, contração de doenças sexualmente transmissíveis, ou gravidez precoce e indesejada.
  • C O diálogo sobre a sexualidade com crianças e adolescentes envolve o esclarecimento sobre abusos sexuais, autocuidado, consentimento, bem como sobre a vida sexual; o aparelho reprodutivo, doenças sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos, ou seja, conteúdos que possibilite às crianças e adolescentes compreender de forma clara seu próprio corpo e os possíveis riscos associados ao mesmo.
  • D A fase da adolescência é a recomendada para iniciar e ensinar os limites que devem existir com o próprio corpo.
  • E Na adolescência, onde a sexualidade está aflorada, é importante ter um diálogo sobre a vida sexual, que sane todas as dúvidas que possam surgir em torno do tema.

Depois de terem constatado situações nas quais alunos faziam comentários que inferiorizavam as alunas pela sua condição de mulher, um grupo de docentes da escola elaborou um projeto de formação. Nominado de “Olhando por detrás das diferenças entre homens e mulheres”, a elaboração do projeto exigiu que o corpo docente estudasse sobre o conceito de gênero e isso não foi fácil. Para esses docentes incorporarem ao projeto um correto conceito de gênero, este deve ser definido como

  • A construção social e histórica do que a sociedade concebe como atributos do homem e da mulher.
  • B conjunto de teorias que visam à homogeneização das diferenças culturais entre povos e nações.
  • C caractere próprio, específico e circunscrito à sociedade capitalista contemporânea e globalizada.
  • D modelo descritivo das disposições naturais próprias a ambos os sexos.

Sabe-se que a sexualidade, no processo educativo, é desenvolvida pela instituição educacional ao longo da fomação do educando. Inerentes a essa construção estão à história, a cultura e a afetividade vivida por cada educando. O educador, ao trabalhar com o tema orientação sexual, deve planejar as ações pedagógicas. Nesse sentido pode-se afirmar:

I. Após uma discussão sobre o tema virgindade, todos os alunos devem expor sua opinião. Eximir algum aluno de expor a sua é excluí-lo da construção da aprendizagem.

II. A ação pedagógica adequada é aquela que ajuda os alunos a individualizar o que pode e deve ser compartilhado no grupo do que deve ser mantido como uma experiência pessoal e não para todos.

III. A orientação sexual deve ser trabalhada dentro do limite da ação pedagógica, sem invadir a intimidade e o comportamento de cada aluno.

IV. O professor, por ser um profissional com maior conhecimento e mais experiência de vida, deve orientar as ações pedagógicas a partir de seus próprios valores, crenças e opiniões, servindo de referência única para que o aluno possa construir a sua autonomia sobre o tema.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas os itens I e III.
  • B Apenas os itens II e III.
  • C Apenas os itens II e IV.
  • D Apenas os itens I, II e IV.