O conjunto de transformações da sociedade contemporânea tem provocado um processo de reestruturação dos sistemas educativos e das escolas como as conhecemos. Hoje a escola precisa conviver não somente com outras modalidades de educação não formal, informal e profissional, mas também de se articular e se integrar a elas, a fim de formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo. Para isso,
- A as políticas educacionais, nacionais e subnacionais, devem co-responsabilizar os/as diretores/as escolares pelo desempenho dos respectivos estabelecimentos de educação e dos/as discentes nas avalições locais e de larga escala focando na melhoria da qualidade da educação pública.
- B os sistemas de ensino devem desenvolver currículos e projetos pedagógicos voltados para promoção de sólida formação técnica e tecnológica volta para as profissões atuais e o desenvolvimento de atitudes e disposições para a adaptação aos locais de trabalho.
- C a formação inicial e continuada dos/as profissionais de educação, docentes e não docentes, devem estar centrados no desenvolvimento de habilidades e competências formar indivíduos altamente disciplinados e dóceis capazes de se adaptar acriticamente as rapidamente às mudanças no mercado de trabalho.
- D o ensino escolar deve contribuir para formar indivíduos capazes de pensar e aprender permanentemente (capacitação permanente) em contexto de avanço das tecnologias de produção e de modificação da organização do trabalho, das relações contratuais capital-trabalho e dos tipos de emprego.