Questões de Educação Teatral (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Ao criar determinada forma de arte, o artista imprime sua marca e a realiza dentro de uma vertente entre as possíveis para produzir sua obra. No Teatro, por exemplo, existem diversas formas de se confeccionar o texto, e de adaptá-lo para o formato final, ao se encenar para o público, de tal forma que o resultado poderá produzir sensações que podem variar do riso ao choro. Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE a vertente teatral.

  • A No gênero teatral chamado de Monólogo, as peças têm um caráter mais popular, de entretenimento, e são marcadas por muitas apresentações musicais, apelo à sensualidade e à comédia, ocultando fortes críticas políticas e sociais.
  • B No gênero teatral Auto, o sofrimento da vida cotidiana é explorado. As personagens centrais nunca apresentam relação com a vida real e são exageradas. O Auto conta, também, histórias de vida que podem esconder ou revelar lições no decorrer da peça. O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuana, é um exemplo desse estilo, muito comum no regionalismo atual.
  • C Na vertente teatral conhecida como Comédia, o drama é acentuado e carrega nuances mais intensas de sofrimento. Alguns aspectos da vida dos personagens são mais trabalhados, para dar mais dramaticidade ao texto. As personagens são fortes e intensas.
  • D A Farsa, assim como a Comédia, é uma vertente teatral cômica, que tem por objetivo divertir o público ao satirizar situações da vida cotidiana. Este tipo de gênero possui, geralmente, enredo curto. Nele, a preocupação com a verossimilhança não existe, e as personagens são caricatas e, via de regra, poucas.
  • E Criada na Espanha da Idade Média, a Revista é um subgênero da literatura dramática, e tem como objetivo principal o drama, principalmente de autoridades e expoentes da sociedade da época, procurando dar lições de moral, como no clássico “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente.
A arte é imprescindível para a formação humana; sua função é indispensável na vida das pessoas e na sociedade e, consequentemente na escola. É um meio pelo qual se expressam, representam e comunicam sorvendo do mundo por meio da criatividade, experimentação e singularidade. Não obstante, nem sempre foi assim, sua trajetória histórica no ensino brasileiro está imbuída de idiossincrasias. A trajetória do ensino da arte delineia no século XIX com o início da Academia de Belas Artes, em 1816, no Rio de Janeiro. Sua origem ancorou-se no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo Decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil. Com influência do século passado, é possível afirmar que o ensino da arte no início do século XX legitima uma pedagogia: 
  • A Tradicional.
  • B Modernista.
  • C Pós-moderna.
  • D Construtivista.
Na primeira metade do século XX, despontaram inovadoras descobertas no que tange às pedagogias musicais. Émile Jacques- -Dalcroze (1865-1950) desenvolveu um método de educação musical tendo como premissa o movimento, no qual o aprendizado ocorre por meio da música, pela música e por meio da escuta ativa. Para o autor sentir a música pela via corporal permite uma internalização dos conceitos teóricos que são trabalhados em sala. O método de Dalcroze que leva em consideração o aluno como ser corpóreo, suscitando o pensamento do que mais tarde iria se firmar como educação somática, denomina-se: 
  • A Rítmica.
  • B Canto orfeônico. 
  • C Paisagem sonora.
  • D Alfabetização musical.

O teatro popular e a educação popular são processos de construção social inseridos em um contexto histórico de sua época, sendo, portanto, frutos das diferentes situações políticas do seu momento de produção e construção; por isso, trazem em si princípios da realidade vivida por seus sujeitos.
(BARAÚNA, 2013.)

Contemporâneos, um educador e um teatrólogo, apresentam uma estreita relação em suas metodologias no que diz respeito à realidade política de sua época, trazendo luz a questões latentes da sociedade, propiciando o debate e provocando reflexões. Suscitando uma nova pedagogia, tem-se uma significativa contribuição para a educação e o teatro brasileiro, com seus métodos denominados:

  • A Pedagogia Montessoriana e Teatro Pobre.
  • B Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido.
  • C Pedagogia Construtivista e Teatro do Absurdo.
  • D Pedagogia Tradicional e Método da Ação Física.

Tratava-se de trazer para o nosso palco a ideia “de desembaraçar a cena de qualquer caráter descritivo, de qualquer imitação realista, para exprimir a ‘essência do drama’ pela representação antinaturalista do ator, pelo simbolismo do objeto, da linha, da cor e da iluminação técnica”.
(JÚNIOR, 1963.)

A produção de “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, em 1943, foi um marco simbólico para o teatro moderno no Brasil. Com direção de Ziembinski e com cenário de Tomás Santa Rosa, a montagem atribui uma nova significação no que diz respeito à iluminação na cena teatral brasileira, tendo como estética:

  • A Realismo.
  • B Naturalismo. 
  • C Romantismo.
  • D Expressionismo.