Questões de Educação, Trabalho, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio (Pedagogia)

Limpar Busca

Segundo o Decreto nº 5.154/2004, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio poderá ocorrer de forma

  • A independente e autônoma.
  • B subsidiária e suplementar.
  • C complementar e dinâmica.
  • D integrada e concomitante.
  • E suplementar e autônoma.

Leia o texto a seguir.

No processo de internalização e sistematização do conhecimento, o estudante alcança uma elaboração na qual se apropria de uma determinada regularidade científica, pois "adquire uma relação especial com o objeto, que lhe permite refletir sobre ele. O aluno começa a perceber, compreender e explicar que há propriedades comuns e regulares nos objetos. Ele dá́ um salto qualitativo quando estabelece as regularidades dos objetos."

Soares, et. al. Metodologia do ensino da educação física. Cortez, São Paulo, 1992, p. 24. [Adaptado].


Essa fase faz referência à fase do processo de escolarização denominado

  • A ensino médio.
  • B ensino especial.
  • C ensino fundamental I.
  • D ensino fundamental II.
  • E educação de jovens e adultos.

O documento “Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio”, elaborado pelo Ministério da Educação, apresenta um panorama da construção da educação no Brasil a partir da década de 1980. Nesse documento também são apresentadas aquelas categorias indissociáveis da formação humana que orientaram as políticas públicas de educação no Brasil. Essas categorias são:

  • A tecnologia, esporte, democracia e liberdade.
  • B cidadania, cultura, religião e trabalho.
  • C trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
  • D eficiência, eficácia, transparência e individualismo.
  • E patriotismo, religião, trabalho e moralidade.

Observe o fragmento a seguir:
“Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novak (1999), entre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, envolvendo-o, motivando-o e dialogando com ele.”


 VALENTE, J. A. Comunicação e a Educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, Vol. 1, n. 1, 2014, pp. 141- 166.


Por isso, de acordo com o Art. 35. da Lei 9.394/96, o ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidade:

  • A A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino básico, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • B A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo com flexibilidade as árduas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • C O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação histórico-cultural e o desenvolvimento da autonomia intelectual.
  • D A possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
  • E A compreensão dos fundamentos científicotecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) compreende um exame que visa a aferir competências, saberes e habilidades de jovens e adultos que deixaram de concluir o ensino fundamental e o ensino médio, estando habilitados aqueles que possuam

  • A no mínimo quinze anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino fundamental, e no mínimo dezoito anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino médio.
  • B pelo menos catorze anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino fundamental, e no mínimo vinte e um anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino médio.
  • C no mínimo dezesseis anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino fundamental, e no mínimo vinte e um anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino médio.
  • D pelo menos dezessete anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino fundamental, e no mínimo vinte e um anos de idade, no caso da busca pela certificação do ensino médio.