Questões de Eficiência, eficácia e efetividade no serviço público (Administração Pública)

Limpar Busca

Indicadores de desempenho são métricas essenciais para avaliar a eficácia e eficiência de processos, serviços ou políticas, permitindo o monitoramento contínuo e a tomada de decisões informadas para alcançar os objetivos organizacionais.
Com relação aos indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Stakeholders, gestão estratégica e processos da cadeia de valor são fontes de informações para criar indicadores. II. A cadeia de valor é uma fonte de informação para o indicador de qualidade dos processos. III. A gestão estratégica é uma fonte de informação para criar metas de market share.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).



( ) No uso dos recursos públicos, o ponto fundamental é obter os resultados esperados pela sociedade com eficiência, sem renunciar à economicidade.


( ) A eficiência visa ao alcance dos objetivos, traduzidos pela boa prestação de serviços, do modo mais simples, mais rápido e mais econômico, elevando a relação custo/benefício do trabalho público.


( ) A eficiência resume-se na melhor maneira de executar as ações propostas, a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A F - F - F
  • B V - V - V
  • C V - F - V
  • D F - V - F

Indicadores de desempenho são métricas essenciais para avaliar a eficácia e eficiência de processos, serviços ou políticas, permitindo o monitoramento contínuo e a tomada de decisões informadas para alcançar os objetivos organizacionais.
Com relação aos indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Stakeholders, gestão estratégica e processos da cadeia de valor são fontes de informações para criar indicadores. II. A cadeia de valor é uma fonte de informação para o indicador de qualidade dos processos. III. A gestão estratégica é uma fonte de informação para criar metas de market share.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os princípios de governança pública estabelecem as bases para uma gestão transparente, responsável e eficaz, garantindo que as decisões e as ações do governo sejam orientadas pelo interesse público, pela participação cidadã e pela busca contínua de resultados positivos para a sociedade.
Com relação à governança pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Liderança é um princípio da governança pública. II. Estratégia é um mecanismo para o exercício da governança pública. III. Integridade é um princípio da governança pública.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As mudanças institucionais no setor público são fundamentais para adaptar as estruturas e os processos às novas demandas sociais, econômicas e tecnológicas, promovendo maior eficiência na gestão pública.
Assinale a opção que indica o tipo de organização sem fins lucrativos que recebe qualificação do governo para atuar em áreas de interesse público.

  • A Organização Social.
  • B Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
  • C Conselho Deliberativo.
  • D Organização Social de Interesse Público.
  • E Consórcio Público.