Questões de Elaboração do orçamento (Direito Financeiro)

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Sobre o direito financeiro e orçamentário, julgue as seguintes assertivas:

I.A lei orçamentária pode, em determinadas situações específicas, conter dispositivos legais que autorizem a abertura de crédito suplementar, alterem alíquotas de tributos e estabeleçam a antecipação de receita, por expressa autorização constitucional.

II.A receita decorrente da arrecadação de impostos não pode ser atrelada a órgão, fundo ou despesa, ainda que seja para a prestação de garantia à União e para pagamento de débitos do Município para com esta.

III.O orçamento deve conter a discriminação de receitas e despesas de forma precisa e detalhada. Além disso, o orçamento deve necessariamente ser aprovado sob a forma de lei, pois a elaboração e a execução do orçamento devem ser públicas.

IV.O orçamento do Poder Público, que contempla a previsão de receitas e despesas para certo período, deve ter periodicidade anual.



É correto o que se afirma em:

  • A II e IV, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.
  • E I e II, apenas.
Analise as informações a seguir:
I. Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes não poderão ser utilizados mediante créditos especiais ou suplementares, ainda que com prévia e específica autorização legislativa.
II. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Um ente público municipal recebeu recursos decorrentes de uma emenda individual impositiva apresentada ao projeto de lei orçamentária da União. 

A modalidade da emenda foi transferência especial, na qual o ente deve observar que os recursos:
  • A deverão ser aplicados integralmente em despesas de capital pelo ente beneficiado;
  • B não integrarão a receita do ente beneficiado para o cálculo dos limites de endividamento; 
  • C poderão ser aplicados em despesas correntes, desde que nas áreas de saúde e educação;
  • D serão aplicados nas áreas de competência constitucional da União;
  • E serão repassados ao ente beneficiado mediante celebração de convênio ou de instrumento congênere.

No processo de elaboração da proposta orçamentária de cada exercício, é imprescindível a definição dos programas, que consistem em instrumentos de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos.


Nos termos da Portaria Ministerial nº 42, 14/04/1999. es programas devem:

  • A considerar o maior nível de agregação das áreas de despesa que competem ao setor publico;
  • B obedecer a estrutura programática comum e consistente que assegure uniformidade das ações ao longo do tempo;
  • C ser classificados como operações especiais se forem financiados por receitas de capital;
  • D ser estruturados a partir das categorias definidas na LDO do período de referência;
  • E ter seus objetivos mensurados por indicadores estabelecidos no PPA.

Um servidor recém-empossado na secretaria de planejamento de um Município foi designado para um grupo de trabalho (GT) criado com a atribuição principal de melhorar a acurácia da previsão das receitas a serem consideradas na proposta de lei orçamentária anual. 


O servidor preparou uma apresentação com as diretrizes a serem seguidas pelo GT, à luz da legislação aplicável para esta etapa da execução da receita, onde destacou que o modelo de projeção de receitas orçamentárias: 

  • A depende de inforamções fornecidas pelos órgãos orçamentários envolvidos no processo; 
  • B depende de validação prévia das instâncias de controle interno ou externo; 
  • C deve ser consistente para todas as origens de receitas arrecadadas pelo ente;
  • D deve ser definido na lei de diretrizes orçamentárias do exercício financeiro de referência;
  • E é baseado nas diretrizes para elaboração do orçamento funcional-programático.