Questões de Elaboração do orçamento (Direito Financeiro)

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Analise as informações a seguir:
I. Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes não poderão ser utilizados mediante créditos especiais ou suplementares, ainda que com prévia e específica autorização legislativa.
II. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Um deputado estadual apresentou, junto à Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e dentro do prazo adequado, emenda ao projeto de lei orçamentária anual (Ploa) do Estado Alfa que acarretava aumento de despesa. O deputado estava ciente de que tal emenda somente poderia ser aprovada caso indicasse os recursos necessários a custear esses novos gastos, os quais deveriam ser provenientes de anulação de outras dotações.


A dotação que pode ser objeto de anulação para fins de custeio do aumento previsto nessa emenda parlamentar é a anulação de despesa que recaia sobre dotação referente a:

  • A transferências de parcela do ICMS do Estado para os Municípios;
  • B pagamento do serviço da divida pública estadual;
  • C O pagamento dos servidores públicos estaduais inativos;
  • D pagamento dos pensionistas de servidores públicos estaduais falecidos;
  • E obras de infraestrutura.
Um ente público municipal recebeu recursos decorrentes de uma emenda individual impositiva apresentada ao projeto de lei orçamentária da União. 

A modalidade da emenda foi transferência especial, na qual o ente deve observar que os recursos:
  • A deverão ser aplicados integralmente em despesas de capital pelo ente beneficiado;
  • B não integrarão a receita do ente beneficiado para o cálculo dos limites de endividamento; 
  • C poderão ser aplicados em despesas correntes, desde que nas áreas de saúde e educação;
  • D serão aplicados nas áreas de competência constitucional da União;
  • E serão repassados ao ente beneficiado mediante celebração de convênio ou de instrumento congênere.

No processo de elaboração da proposta orçamentária de cada exercício, é imprescindível a definição dos programas, que consistem em instrumentos de organização da ação governamental visando à concretização dos objetivos pretendidos.


Nos termos da Portaria Ministerial nº 42, 14/04/1999. es programas devem:

  • A considerar o maior nível de agregação das áreas de despesa que competem ao setor publico;
  • B obedecer a estrutura programática comum e consistente que assegure uniformidade das ações ao longo do tempo;
  • C ser classificados como operações especiais se forem financiados por receitas de capital;
  • D ser estruturados a partir das categorias definidas na LDO do período de referência;
  • E ter seus objetivos mensurados por indicadores estabelecidos no PPA.

Um servidor recém-empossado na secretaria de planejamento de um Município foi designado para um grupo de trabalho (GT) criado com a atribuição principal de melhorar a acurácia da previsão das receitas a serem consideradas na proposta de lei orçamentária anual. 


O servidor preparou uma apresentação com as diretrizes a serem seguidas pelo GT, à luz da legislação aplicável para esta etapa da execução da receita, onde destacou que o modelo de projeção de receitas orçamentárias: 

  • A depende de inforamções fornecidas pelos órgãos orçamentários envolvidos no processo; 
  • B depende de validação prévia das instâncias de controle interno ou externo; 
  • C deve ser consistente para todas as origens de receitas arrecadadas pelo ente;
  • D deve ser definido na lei de diretrizes orçamentárias do exercício financeiro de referência;
  • E é baseado nas diretrizes para elaboração do orçamento funcional-programático.