Questões de Elaboração do Planejamento de Ensino (Pedagogia)

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Constituem formas CORRETAS de planejar o ensino enquanto modalidades de Planejamento:

  • A Regimento escolar.
  • B Apenas o plano de aula.
  • C Projetos externos somente.
  • D Plano de Trabalho Docente-PTD, Plano de ensino, Plano de Aula.
  • E Projetos extensionistas.

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifiqueas em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensinoaprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, F, V, F, V.
  • B F, V, V, V, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D F, V, F, V, F.
  • E F, F, V, V, F.

Em relação ao planejamento de ensino, é importante considerar CORRETAMENTE:

  • A As formas de ensinar, não necessariamente as formas com que os sujeitos aprendem.
  • B Planejar significa metodizar os conteúdos, distribuindo-os de maneira linear, somente.
  • C Todo planejamento precisa ser flexível, abordando demandas de cada realidade em si, numa mistura de planejar e avaliar, simultaneamente, garantindo sua indissociabilidade.
  • D Planejamento não deve ser necessariamente preocupação ativa de professores, visto que no momento da aula se decide o que e como fazer.
  • E Não se utiliza planejamento de ensino no atual contexto.

Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.


Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos

  • A orientam a escolha de estratégias de ensino, a elaboração do processo de avaliação e a distribuição dos recursos da instituição; devem ser estabelecidos com participação democrática.
  • B gerais e específicos não são necessários no planejamento escolar e/ou nos planos de ensino, desde que os conteúdos e a avaliação estejam fundamentados em teoria pedagógica.
  • C gerais referem-se a aspectos não dimensionáveis, relativos à seleção de conteúdos provenientes da legislação educacional e do currículo escolar, de modo que não são selecionados pelo professor.
  • D específicos referem-se a aspectos concretos, alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de uma unidade de trabalho; em geral, explicitam desempenhos observáveis.

O instrumento do processo de planejamento participativo que tem a capacidade de levantar, no empírico, a temática a ser trabalhada como ação prático-reflexiva é

  • A a gestão, que oportuniza a vivência da democracia escolar e produz conhecimentos individuais.
  • B a avaliação, que incorpora as representações dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
  • C o diagnóstico, que percorre o objeto do planejamento guiado pelo foco de reflexão, levantando informações, análises e sínteses que fundamentam o plano.
  • D o projeto pedagógico, que determina as atividades docentes e discentes, com fundamento em corpo teórico consensualmente definido.