Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.
Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos
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A orientam a escolha de estratégias de ensino, a elaboração do processo de avaliação e a distribuição dos recursos da instituição; devem ser estabelecidos com participação democrática.
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B gerais e específicos não são necessários no planejamento escolar e/ou nos planos de ensino, desde que os conteúdos e a avaliação estejam fundamentados em teoria pedagógica.
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C gerais referem-se a aspectos não dimensionáveis, relativos à seleção de conteúdos provenientes da legislação educacional e do currículo escolar, de modo que não são selecionados pelo professor.
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D específicos referem-se a aspectos concretos, alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de uma unidade de trabalho; em geral, explicitam desempenhos observáveis.