Questões de Empowerment, Brainstorming e Gestão Participativa (Administração Geral)

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Em um ambiente organizacional, é comum que decisões sejam tomadas por um conjunto de pessoas, trabalhando coletivamente para solucionar problemas. Entretanto, a tomada de decisão em grupo pode ser comprometida pelo pensamento fechado do grupo, situação na qual os membros do grupo mantêm ou buscam o consenso à custa do debate franco de possíveis discordâncias. Um dos sintomas associados ao pensamento fechado do grupo ocorre quando membros do grupo que reconhecem falhas ou erros na posição coletiva tendem a permanecer calados durante discussões e evitam questões que possam abalar o grupo. Este sintoma pode ser denominado:

  • A moralidade.
  • B pressão.
  • C unanimidade.
  • D autocensura.
  • E estereótipos.

Julgue o item a seguir. 
A etapa de fazer uma lista de alternativas e opções no processo de tomada de decisão é dispensável, uma vez que a análise de dados coletados previamente é suficiente para determinar a melhor escolha estratégica. 

  • Certo
  • Errado

Uma empresa está se ajustando à filosofia e à metodologia do Senso Colaborativo, visando que seus funcionários possam ajustar seus pontos de vista divergentes e focar na qualidade dos produtos e serviços da empresa. Entre as ações já existentes na empresa, observaram-se as seguintes:


I - Constantes sessões de brainstorms têm ocorrido em alguns setores, de modo que as equipes se juntam e discorrem sobre as ideias de produtos e serviços, buscando soluções inovadoras.


II - Algumas equipes são montadas dentro de cada área de trabalho, evitando-se diversificações, para que não ocorram desvios ao foco de cada área da empresa.


III - Para evitar incômodos, a forma de comunicação dentro da empresa, para reuniões virtuais ou presenciais, deve obedecer a regras rígidas, de modo que as perguntas devem ser feitas somente por escrito.


IV - Alguns setores têm investido fortemente em educação corporativa, visando à preparação e à atualização das suas equipes, para que todos acrescentem visões novas a seus postos.


V - Certos setores exigem que suas equipes trabalhem em esquemas de organização vertical, nos quais cada membro responde diretamente a uma pessoa com cargo de chefia.


Dentro do que foi observado, as ações que já estão ajustadas à filosofia e à metodologia do Senso Colaborativo são APENAS

  • A I e II
  • B I e IV
  • C II e III
  • D III e IV
  • E IV e V

Julgue o item a seguir, relacionado à administração da qualidade.


A realização de um brainstorming é a melhor estratégia para uma organização solucionar problemas de modo a garantir o desenvolvimento de uma atividade planejada. 

  • Certo
  • Errado

A delegação de tarefas é um processo no qual o líder de determinado setor atribui a colaboradores devidamente preparados a autoridade e a responsabilidade para tomar certas decisões. O objetivo dessa prática, além de estimular o maior comprometimento dos colaboradores, é ganhar maior agilidade no processo decisório e na execução de tarefas, já que, nesse modelo, nem tudo precisa passar pela aprovação do gestor principal.
Qual alternativa traz um termo que pode ser considerado um sinônimo da delegação de tarefas?

  • A Centralização.
  • B Autocracia.
  • C Empowerment.
  • D Turnover.