Leia o texto a seguir.
O plano de negócio — business plan — descreve a ideia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos, geralmente, para os próximos três ou cinco anos. Seu preparo permite a análise da proposta e ajuda o futuro empreendedor a evitar uma trajetória decadente que o levará do entusiasmo à desilusão e ao fracasso.
BATALHA, M.O. (Coord.). Gestão agroindustrial. Vol. 1. São Paulo, Atlas, 2001. p. 690. In: Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável: Uma Agenda para a Liderança Mundial na Produção de Alimentos e Bioenergia. Editora Atlas, 2000. [Adaptado].
O roteiro esquematizado para elaboração do plano de negócios é:
- A ramo de atividade > mercado produtor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise de marketing.
- B ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise Swot.
- C ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise contábil.
- D ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise contábil.
- E ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira.