Questões de Empreendedorismo (Administração Geral)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

O plano de negócio — business plan — descreve a ideia de um novo empreendimento e projeta os aspectos mercadológicos, operacionais e financeiros dos negócios propostos, geralmente, para os próximos três ou cinco anos. Seu preparo permite a análise da proposta e ajuda o futuro empreendedor a evitar uma trajetória decadente que o levará do entusiasmo à desilusão e ao fracasso.

BATALHA, M.O. (Coord.). Gestão agroindustrial. Vol. 1. São Paulo, Atlas, 2001. p. 690. In: Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável: Uma Agenda para a Liderança Mundial na Produção de Alimentos e Bioenergia. Editora Atlas, 2000. [Adaptado].


O roteiro esquematizado para elaboração do plano de negócios é:

  • A ramo de atividade > mercado produtor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise de marketing.
  • B ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise Swot.
  • C ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira > análise contábil.
  • D ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise contábil.
  • E ramo de atividade > mercado consumidor > mercado fornecedor > mercado concorrente > produtos/serviços a serem ofertados > localização > processo operacional > previsão de produção, de vendas ou de serviços > análise financeira.

Julgue o item a seguir. 
Os pequenos negócios são incapazes de gerar impacto significativo na economia, pois são ineficazes na criação de empregos e no atendimento das necessidades da comunidade.

  • Certo
  • Errado

No que se refere a ambientes promotores de inovação, julgue o item que se segue.


Incubadoras de empresas são organizações que apoiam o desenvolvimento de empresas nascentes, especialmente startups, durante os estágios iniciais de seus negócios.

  • Certo
  • Errado

Acerca do intraempreendedorismo nas organizações, assinale a opção correta.

  • A A fim de reter o conhecimento organizacional e permitir que ele seja transformado em inovações, a organização deve promover a transformação do conhecimento explícito em tácito.
  • B As vantagens competitivas do intraempreendedorismo advêm da exploração de oportunidades de mercado, independentemente do desenvolvimento de competências organizacionais.
  • C O intraempreendedor foca na melhoria contínua e no combate à estagnação organizacional, tendo relevante facilidade em descobrir oportunidades ocultas.
  • D Os intraempreendedores são proativos, inovadores e evitam simular erros e riscos.
  • E Know-what é definido como o conhecimento sobre princípios e leis do movimento na natureza, na mente humana e na sociedade.

Indústrias em que coexistem muitos concorrentes, todos ou quase todos de porte médio ou pequeno, sem que haja um líder claro que tenha conseguido uma parcela significativa do mercado, são denominadas indústrias

  • A emergentes
  • B maduras
  • C decadentes
  • D sustentáveis
  • E fragmentadas