Questões de Empréstimo / Consulta (Arquivologia)

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O colaborador Gilberto, que trabalha no setor administrativo do CREFITO-4, solicita ao Técnico de Arquivo da mesma autarquia a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa, com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição. Tendo em vista a situação hipotética, a transferência física e temporária dos documentos denomina-se: 
  • A Emulsão.
  • B Empréstimo.
  • C Encapsulação.
  • D Encadernação.

“A forma de consulta ou recuperação de uma informação arquivada é uma das primeiras preocupações que deve ter a secretaria, uma vez que é sua responsabilidade assessorar a chefia. Para tanto, necessita de alguns conhecimentos técnicos e outros relativos à empresa a que serve, como: tipos físicos de documentos, clientela a que se destinam, grau de sigilosidade, volume, assuntos de que tratam etc. Tecnicamente, o sistema de arquivamento é o conjunto de princípios coordenados entre si com a finalidade de definir a forma de consulta do arquivo”.
Sobre a forma de consulta do arquivo, analise os itens a seguir.
I. Direta: quando a informação é recuperada diretamente no local em que se encontra arquivada.
II. Indireta: quando a localização de uma informação é feita inicialmente através da consulta a um índice e posteriormente no local arquivado.
III. Semi-indireta: quando a localização de uma informação arquivada é orientada pela consulta a uma tabela.

Está(ão) CORRETO(S):

  • A Os itens I, II e III.
  • B Apenas o item I.
  • C Apenas o item II.
  • D Apenas o item III.
  • E Apenas os itens I e II.

Para se controlar melhor os documentos que saem do arquivo e para garantir a integridade dele, é interessante que se adote um sistema de controle de empréstimo de documentos. Em um protocolo de controle, é essencial a seguinte informação:

  • A idade do documento.
  • B nome do superior do requisitante.
  • C classificação ou pasta a qual ele pertence.
  • D data de criação do documento.
  • E assinatura do superior do requisitante.

Analise as ações a seguir.


Atender a requisições oriundas de vários órgãos, preencher em duas vias formulário Recibo de Dossiê, colocar a segunda via no lugar da pasta retirada, arquivar a primeira via assinada pelo requisitante no fichário de lembretes – follow up –, em ordem cronológica, preencher e encaminhar formulário de cobrança de dossiê quando a pasta não tiver sido restituída no prazo definido, arquivar a pasta e eliminar a segunda via do recibo.


Essas ações fazem parte do conjunto de rotinas de

  • A análise e validação de documentos.
  • B operações de empréstimo de arquivos.
  • C abertura e encerramento de processos.
  • D ordenação e guarda definitiva de impressos.

Ao receber o pedido de consulta de um processo, o funcionário responsável retira o documento do arquivo e, de acordo com o Código de classificação de documentos de arquivo do Conarq,

  • A lê o documento e presta informações.
  • B providencia uma fotocópia.
  • C preenche o recibo de empréstimo.
  • D efetua uma juntada.
  • E envia pelo serviço de protocolo.