Questões de Endomarketing (Comunicação Social)

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Segundo Merlin Stone (1998), a implantação do marketing de relacionamento dentro de uma empresa pode ser dividida em quatro etapas: (1) desenvolvimento e análise estratégica; (2) estratégia de informações e gestão de clientes; (3) planejamento e marketing interno; e (4) ativação e adaptação.
Assinale a opção que indica atividades previstas para a fase 2.

  • A Auditar e controlar os pontos de contato entre a empresa e seus clientes, elaborando os fluxos de informação e identificando oportunidades para aprimorar o relacionamento e o resultado para o negócio.
  • B Implementar estratégia definida por meio das políticas de produto, preço, comunicação e distribuição e, também, de atendimento.
  • C Planejar as atividades da área de marketing a partir da definição estratégica da empresa e das informações apresentadas no database.
  • D Definir as atividades de pós-marketing, em que a empresa deverá identificar o grau de satisfação do cliente em relação a todo o processo gerado a partir da estratégia de relacionamento.
  • E Desenvolver a missão, valores, objetivos e estratégia da empresa, levando-se em conta as características e o perfil dos clientes e as necessidades de construir e manter relacionamentos lucrativos e duradouros com esses clientes.
É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. A cada dia que passa, as organizações estão se conscientizando da importância da aplicação do endomarketing para o seu negócio. Considerando melhorar a qualidade da comunicação interna e, consequentemente, gerar motivação nos funcionários de uma empresa torna-se essencial para o resultado final dos processos administrativos:
I. Endomarketing: direciona as ações de marketing aos funcionários da empresa como se fossem clientes.
II. Endomarketing: parte do conceito de que os funcionários são um primeiro mercado interno para a organização.
III. Comunicação interna: só existirá se existir endomarketing.
IV. Processo de endomarketing: possui o enfoque básico de comunicar e informar.
V. Endomarketing: é parte da sobrevivência das empresas e deve fazer parte de suas estratégias, sendo considerado, inclusive, na organização do sistema produtivo e de venda de produtos e serviços.
Está correto o que se afirma apenas em
  • A I, II e V.
  • B I, III e V.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
  • E III, IV e V.

Em relação às ações de endomarketing, é correto afirmar que:

  • A visam, exclusivamente, à conquista de novos clientes por meio de ações nas redes sociais.
  • B identificam quais clientes externos são detratores do serviço ou produto.
  • C buscam fidelizar clientes externos com oferta de vantagens para compra de produtos.
  • D acontecem, exclusivamente, em datas especiais do calendário, como o Dia do Trabalhador.
  • E as pesquisas de clima organizacional fornecem subsídios para definir algumas das estratégias que podem ser criadas.
Em um artigo publicado na obra “Comunicação Empresarial” (FRANÇA, Ana S. Comunicação Empresarial. São Paulo: Grupo GEN, 2013), a professora Maria Natalina Cinegaglia, afirma: “A empresa precisa convencer seus colaboradores a “comprar” seus produtos ou serviços, para posteriormente vendê-los para seu cliente externo, fomentando a ideia de que o sucesso depende de todos da organização e que cada um colaborador é responsável por isso”.
Pode-se afirmar que a sentença acima refere-se:

  • A aos conceitos de B2B e B2C
  • B à necessidade de sempre se oferecer descontos para aquisição dos produtos da empresa por parte dos funcionários
  • C ao conceito de Comunicação Financeira
  • D ao conceito de Endomarketing

O Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, que contempla:
I. a melhoria da imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada.
II. o aumento do índice de rotatividade de funcionários atraídos por maiores salários a aqueles que são altamente qualificados.
III. o aumento da motivação dos funcionários ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.
IV. a lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.
V. uma filosofia que tem aplicação restrita nas transações empresariais orientadas ao lucro.
Estão corretas apenas:

  • A I, II e V.
  • B I, III e IV.
  • C III, IV e V.
  • D II, IV e V.