Questões de Endomarketing no Planejamento Estratégico do Marketing (Marketing)

Limpar Busca
A principal forma de moldar a percepção que uma empresa tem junto ao público e o mercado se dá pelo marketing. Por meio do estudo de suas atividades comerciais, é possível compreender as tendências mercadológicas que ditarão suas próximas adaptações e posicionamentos. Uma estratégia nesse sentido é denominada endomarketing, um conceito que consiste em conjunto de ações institucionais positivas voltadas para seus(ua):
  • A Ação e público internos.
  • B Controle de eventuais crises.
  • C Expansão no mercado internacional.
  • D Consolidação como prestadora de serviços.

O mix de marketing, também chamado de 4 P’s do marketing, é um conceito explorado desde a década de 1960, definindo estratégias comerciais das empresas. Ao longo do tempo, o P que representava a “praça” (ou o “ponto de venda”) evoluiu para um conceito mais amplo que engloba o local onde as vendas ocorrem e a logística. O P que representa o Preço continua muito importante, assim como o P do produto.
O último P representa

  • A a Promoção.
  • B o Perfil do Cliente.
  • C a Percepção.
  • D a Promessa.
  • E o Planejamento.

No cenário do marketing internacional, quanto ao processo de globalização de uma empresa,

  • A o endomarketing só é possível se o serviço ofertado pela empresa internacionalmente não exigir a presença física do seu prestador.
  • B o marketing internacional de um serviço virtual exige adequada logística de mercado.
  • C o marketing internacional eficaz está diretamente ligado ao endomarketing.
  • D o marketing internacional independe do marketing interno, pois os valores globais são diferentes dos organizacionais.

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


Incentivos ao diálogo e à troca de experiências, eventos voltados para os colaboradores, melhorias nos processos de comunicação interna e valorização do desempenho individual e coletivo são exemplos de ações de endomarketing. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere ao composto de marketing, às pesquisas de mercado e ao marketing institucional, julgue o item.


O endomarketing visa ao treinamento dos colaboradores, a fim de mais bem atender o público externo, por meio da criação de canais de atendimento ao consumidor, com metas de produtividade e geração de leads.  

  • Certo
  • Errado