Questões de Energia Térmica, Calor e Temperatura (Ciências)

Limpar Busca

Uma estudante do Ensino Fundamental resolveu fazer uma pizza, receita de sua avó. Quando foi retirar a pizza pronta do forno quente, sentiu sua pulseira de prata aquecer muito a sua pele. Intrigada, perguntou, no dia seguinte, a sua professora de Ciências, o porquê desse fenômeno.
A professora da menina explicou que a pulseira esquentou a pele da aluna porque os metais

  • A são ótimos condutores térmicos, conduzindo o calor mais facilmente para a pele da menina que o ar, sendo esse um exemplo de fenômeno físico.
  • B têm densidade elevada, fazendo com que retenham o calor em si e não o disperse ao seu redor, sendo esse um exemplo de fenômeno físico.
  • C são bons condutores térmicos, conduzindo o calor mais facilmente para a pele da menina que o ar, sendo esse um exemplo de fenômeno químico.
  • D têm pouca densidade, fazendo com que não retenham o calor em si e o disperse ao seu redor, sendo esse um exemplo de fenômeno químico.
  • E são materiais dúcteis e, por isso, não retêm o calor, passandoo a pele da menina, sendo esse um exemplo de fenômeno físico.

A termodinâmica é a área da física que estuda o calor e a temperatura. Ela se relaciona com a mecânica por intermédio da equivalência entre calor e trabalho; já a máquina térmica é um dispositivo que pode transformar a energia interna de um combustível em energia mecânica, sendo capaz de converter calor em trabalho. 

Com relação às máquinas térmicas e à termodinâmica, analise as afirmativas a seguir.

I. É possível construirmos uma máquina térmica ideal, onde toda energia é utilizada para realizar trabalho, evitando a dissipação de parte da energia.
II. Calor é a energia térmica transitando de um sistema para outro.
III. A primeira lei da termodinâmica diz que a energia interna de um sistema isolado é constante.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

A partir do Texto I, analise as afirmações abaixo.



I- A explicação dada pela professora permite abordar os processos de condução, convecção e radiação.


II- Para explicar a diferença dos talheres citados pelo aluno, a professora deverá usar os conceitos de radiação associados aos de materiais isolantes e condutores térmicos.


III- A explicação para o que aconteceu com o talher com o qual o estudante fez o macarrão é análoga ao porquê de usarmos casacos de lã em ambientes de baixas temperaturas.


IV- A explicação da professora, em relação ao que está acontecendo com o aquecimento da água dentro da panela, apresenta semelhança ao processo de resfriamento que acontece dentro da geladeira.



É CORRETO o que se afirma apenas em :

  • A II, III e IV.
  • B II e III.
  • C I e III.
  • D I, II e IV.
  • E I e IV.

Considerando as informações apresentadas no Texto I, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- A professora pode ilustrar sua explicação acerca do tipo de propagação de calor que acontece no aquecimento da panela do seu exemplo, com o funcionamento das paredes internas da garrafa térmica, que são espelhadas.

PORQUE

II- As paredes internas da garrafa térmica são espelhadas para evitar perdas de calor por radiação, que é o mesmo tipo de propagação de calor que acontece quando aproximamos uma panela de uma chama de fogo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

  • A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
  • D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Julgue o item a seguir.


O calor latente de vaporização é sempre maior que o calor latente de fusão para uma substância pura.

  • Certo
  • Errado