Considere uma aeronave monomotora equipada com motor à pistão (ciclo Otto). O sistema de ignição dessa aeronave utiliza somente um magneto de alta tensão, o qual possui instalado, em sua extremidade, um sistema auxiliar de partida denominado de acoplamento de impulso (impulse coupling). A respeito deste sistema auxiliar de partida, assinale a alternativa correta.
- A O sistema de acoplamento de impulso adianta o ponto de ignição (timing) durante a partida do motor, retornando ao ponto de ignição definido pelo fabricante com o motor já em funcionamento.
- B O sistema de acoplamento de impulso atrasa o ponto de ignição (timing) durante a partida do motor, retornando ao ponto de ignição definido pelo fabricante com o motor já em funcionamento.
- C O sistema de acoplamento de impulso não altera o ponto de ignição (timing) em nenhum momento do funcionamento do motor, seja durante a partida ou após o motor já ter iniciado o funcionamento.
- D O sistema de acoplamento de impulso tem seu funcionamento dependente da geração de pulsos elétricos gerados por um “booster”, também conhecido como vibrador de indução. Os pulsos elétricos gerados pelo vibrador de indução, durante a partida, são direcionados para o enrolamento primário do acoplamento de impulso via terminal P-lead e propiciam a geração de uma grande quantidade de centelhas em um curto período de tempo “shower of sparks”. Essas centelhas serão distribuídas seguindo a ordem de ignição aos cilindros pelo rotor e bloco distribuidor.