Questões de Engenharia Aeronáutica (Engenharia Aeronáutica)

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De acordo com as normas técnicas brasileiras para a organização de projetos de sistemas espaciais, as fases de um projeto de satélite são as listadas a seguir.

1 fase de viabilidade;
2 fase de análise da missão;
3 fase de desenvolvimento;
4 fase de eliminação;
5 fase de definição;
6 fase de produção;
7 fase de utilização.

Assinale a opção que apresenta corretamente a ordem em que as sete fases precedentes tipicamente ocorrem.

  • A 3, 1, 2, 5, 6, 4 e 7
  • B 2, 1, 5, 3, 6, 7 e 4
  • C 1, 2, 5, 3, 6, 7 e 4
  • D 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 4
  • E 2, 1, 3, 5, 6, 7 e 4

Acerca da reutilização de estágios de veículos lançadores, conforme praticado pela SpaceX, assinale a opção correta.

  • A Veículos de três ou mais estágios seriam os mais recomendados para empregar a estratégia de reutilização, uma vez que facilita a recuperação dos estágios.
  • B O DeltaV do primeiro estágio tem pouca influência na reutilização em comento.
  • C Empregando-se motores de alto desempenho à base de LOx e querosene é possível desenvolver um veículo lançador de pequenos satélites de estágio único reutilizável.
  • D O uso de motores sólidos é uma alternativa tecnológica para a reutilização desses estágios.
  • E Em um veículo de dois estágios, o elevado DeltaV do segundo estágio dificulta sua reutilização.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A respeito de propulsão verde, assinale a opção correta.

  • A Na propulsão verde, o foco principal está na redução dos impactos ambientais.
  • B Propelentes verdes não podem emitir gases do efeito estufa, notadamente o dióxido de carbono.
  • C O nitrato de hidroxilamônio (NH3OHNO3) é propelente verde que pode substituir a hidrazina.
  • D Na propulsão verde, não se recomenda o uso de motores-foguetes a propelentes híbridos, devido à complexidade do sistema propulsivo.
  • E Não há alternativa verde para propulsores monopropelentes.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Considerando que um veículo lançador de dois estágios opera com hidrocarboneto da família dos alcanos CnH2n+2 como combustível e oxigênio líquido como oxidante, assinale a opção correta, com base no par propelente.

  • A Na atualidade, não existem sistemas de propulsão com oxigênio líquido e n = 1 ou n > 20.
  • B Em termos de impulso específico (no nível do mar), um motor com n = 1 seria de qualidade inferior àquele com H2 e O2 líquidos.
  • C Para n > 20, a proporção do vapor d’água nos produtos, em base mássica, supera a proporção do dióxido de carbono.
  • D Um motor bipropelente líquido com n = 1 tem impulso específico (no nível do mar) superior ao do motor a propelentes híbridos com n > 20.
  • E O motor a propelentes híbridos com n > 20 tem potencial de queima acidental superior a um correspondente a propelentes sólidos nas fases de integração do veículo lançador.

Um veículo lançador de satélites de pequeno porte, com dois estágios, apresenta as seguintes características:

• massa total no momento do lançamento de 10.000 kg;
• massa da carga útil igual a 40 kg;
• órbita inclinada de 97,35°;
• 500 km de altitude;
• propulsores do 1.º estágio: isp (no nível do mar) de 234 s;
• propulsores do 2.º estágio: isp de 315 s.

Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A O impulso específico dos propulsores do segundo estágio indica que o motor é à base de LOx e querosene.
  • B Operando em Alcântara, tal lançamento requereria 30% menos propelente.
  • C O DeltaV, para a órbita requerida, é de no máximo 1.500 m/s.
  • D A fração de carga útil (40 kg/10.000 kg) é incompatível com a tecnologia atual de veículos lançadores, uma vez que a carga útil máxima deveria ser de 4 kg.
  • E O impulso específico dos propulsores do primeiro estágio indica que o motor é à base de hidrogênio e oxigênio líquidos.