Questões de Engenharia Aeronáutica (Engenharia Aeronáutica)

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Considere uma aeronave monomotora equipada com motor à pistão (ciclo Otto). O sistema de ignição dessa aeronave utiliza somente um magneto de alta tensão, o qual possui instalado, em sua extremidade, um sistema auxiliar de partida denominado de acoplamento de impulso (impulse coupling). A respeito deste sistema auxiliar de partida, assinale a alternativa correta.

  • A O sistema de acoplamento de impulso adianta o ponto de ignição (timing) durante a partida do motor, retornando ao ponto de ignição definido pelo fabricante com o motor já em funcionamento.
  • B O sistema de acoplamento de impulso atrasa o ponto de ignição (timing) durante a partida do motor, retornando ao ponto de ignição definido pelo fabricante com o motor já em funcionamento.
  • C O sistema de acoplamento de impulso não altera o ponto de ignição (timing) em nenhum momento do funcionamento do motor, seja durante a partida ou após o motor já ter iniciado o funcionamento.
  • D O sistema de acoplamento de impulso tem seu funcionamento dependente da geração de pulsos elétricos gerados por um “booster”, também conhecido como vibrador de indução. Os pulsos elétricos gerados pelo vibrador de indução, durante a partida, são direcionados para o enrolamento primário do acoplamento de impulso via terminal P-lead e propiciam a geração de uma grande quantidade de centelhas em um curto período de tempo “shower of sparks”. Essas centelhas serão distribuídas seguindo a ordem de ignição aos cilindros pelo rotor e bloco distribuidor.

Uma barra de alumínio de comprimento L = 6 m possui coeficiente de expansão térmica α = 20x10-6 m/(m oC). Se esta barra for sujeita a uma variação de temperatura de ΔT = + 100 oC, qual será a dilatação térmica (ΔL) sofrida pela barra em milímetros (mm)?
A fórmula para a dilatação térmica é ΔL = L α ΔT.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A + 12 mm
  • B + 1200 mm
  • C -12 mm
  • D + 120 mm

Qual método de ensaio não destrutivo (NDT) requer pouca ou nenhuma preparação da peça, é usado para detectar defeitos na superfície ou próximos à superfície na maioria dos metais e pode ser usado para separar metais ou ligas e suas condições de tratamento térmico?

  • A Inspeção por líquido penetrante.
  • B Inspeção ultrassônica.
  • C Inspeção por partícula magnética.
  • D Inspeção por corrente parasita.

A curvatura mais acentuada que pode ser feita em uma peça de metal sem enfraquecer criticamente a peça é chamada de:

  • A Margem de dobra.
  • B Raio mínimo de dobra.
  • C Raio máximo de dobra.
  • D Linha neutra.

Escolha a alternativa correta de modo que a sentença abaixo seja corretamente finalizada.

O teste de compressão dos cilindros, em motores a pistão aeronáuticos (ciclo Otto), determina se válvulas, anéis de pistão, pistões e cilindros estão com a vedação adequada. Se a fuga de pressão é excessiva, o cilindro não desenvolverá a potência requerida. A realização do teste de compressão deve ser feita tão logo o motor tenha sido desligado de forma que anéis, pistões e cilindros ainda estejam lubrificados. Contudo,______

  • A não é necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, antes de fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • B não é necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, após fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • C é sempre necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, antes de fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.
  • D é sempre necessário funcionar o motor antes de realizar verificações de compressão durante a montagem de um motor novo, ou quando cilindros individuais são substituídos. Nesses casos, após fazer o teste de compressão, borrife uma pequena quantidade de óleo lubrificante no interior do(s) cilindro(s) e gire o motor várias vezes para distribuir o lubrificante e auxiliar na vedação entre pistão, anéis e cilindro.