Questões de Engenharia de tráfego (Legislação de Trânsito)

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Ana viu um sinal de trânsito danificado e informou ao órgão competente. No entanto, os órgãos de trânsito não têm a obrigação de consertar sinais de trânsito danificados imediatamente, independentemente da potencial ameaça à segurança viária que isso possa representar. A legislação não exige que tais reparos sejam priorizados ou realizados em tempo hábil.

  • Certo
  • Errado

A respeito da engenharia de tráfego, da operação, da fiscalização e do policiamento ostensivo de trânsito, é correto afirmar que:

  • A O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.
  • B Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devidamente sinalizado dentro do prazo de 40 (quarenta) dias.
  • C A obrigação de sinalizar é da administração pública.
  • D Qualquer obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, poderá ser iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

As rodovias do Subsistema Rodoviário Federal são designadas pelo símbolo “BR”, seguido de um número composto por 3 (três) algarismos, sendo que o primeiro indica a categoria da rodovia.

Assim, pode-se dizer que a BR-377 é uma rodovia

  • A radial.
  • B longitudinal.
  • C transversal.
  • D diagonal.
  • E ligação.

O gráfico a seguir mostra a distribuição acumulada da velocidade dos veículos que passam por determinada seção de uma rodovia. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Dentre as faixas de velocidade mostrada a seguir, A que apresenta maior frequência de ocorrência, em km/h é: 

  • A 40 a 50
  • B 60 a 70
  • C 80 a 90
  • D 100 a 110

São rodovias com elevado padrão técnico de projeto, pista dupla e controle total de acesso, projetadas para operar a velocidades elevadas, até 120 km/h, com elevado VDM - volume diário médio.
Trata-se de

  • A Classe 0.
  • B Classe 1.
  • C Classe 2.
  • D Classe 3.