Questões de Engenharia de Tráfego e Transporte Urbano (Engenharia Civil)

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No que se refere à organização e à administração pública do setor rodoviário, assinale a opção correta.

  • A A formulação da política rodoviária, na esfera estadual, é da competência dos departamentos de estrada de rodagem.
  • B A administração da infraestrutura do sistema federal de viação é da competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
  • C Os traçados das rodovias radiais desenvolvem-se segundo a direção geral leste-oeste.
  • D A regulação e a supervisão das atividades de prestação de serviços de transporte e de exploração da infraestrutura rodoviária e da ferroviária competem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
  • E A formulação da política do setor rodoviário, em nível federal, é da competência do Ministério dos Transportes.
Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa.
A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.
A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.
  • A A utilização de faixas exclusivas de ônibus incentivará expressiva migração de usuários para o transporte coletivo, o que eliminará os congestionamentos nos horários de pico, garantirá expressiva melhora no nível de serviço e redução no tempo de viagem.
  • B A utilização de semáforos temporizados, por reduzir a zona de dilema dos motoristas, é suficiente para melhorar a fluidez na via.
  • C A repintura da via para permitir quatro faixas de três metros não é uma solução cara e poderia melhorar o nível de serviço, orientando o tráfego, eliminando incertezas, principalmente nas conversões, garantindo que o tráfego flua mais suavemente.
  • D A solução mais viável é aumentar a quantidade de faixas, uma vez que implica intervenções relativamente rápidas, de baixo custo e de repercussão imediata na melhoria do nível de serviço
  • E Restringir a circulação de caminhões não é adequado porque, na prática, não repercutirá em melhoria no nível de serviço, tampouco em economia do tempo de viagem, tirando do transporte rodoviário de carga uma de suas principais características que é a versatilidade.

Assinale a opção correta acerca da sinalização de trânsito.

  • A Na sinalização de trânsito, as indicações do semáforo têm prevalência sobre outras normas de circulação e outros sinais.
  • B Os sinais posicionados lateralmente à via devem possuir uma pequena deflexão horizontal em relação à direção ortogonal ao trajeto dos veículos que se aproximam, de forma a evitar reflexos provocados pela incidência de faróis de veículos ou de raios solares sobre a placa.
  • C Os sinais de regulamentação têm a forma quadrada, são posicionados diagonalmente na vertical e possuem fundo na cor amarela.
  • D Os sinais de indicação são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e têm o fundo na cor branca
  • E Os sinais de atrativo turístico são predominantemente retangulares, são posicionados com o lado maior na horizontal e possuem o fundo nas seguintes cores: verde, para localidades, e azul, para mensagens de nome de rodovias.