Questões de Ensaios Mecânicos e Tratamentos Térmicos (Engenharia Mecânica)

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Para as ferramentas de trabalho que já apresentam ferrugem, uma das formas de recuperar seu estado ideal é utilizando:

  • A As escovas de arame para esfregar e remover a camada superficial com ferrugem.
  • B O banho em álcool 70% para remover toda ferrugem.
  • C O banho em óleo de cozinha para remover toda ferrugem.
  • D O aquecimento da peça até 80 graus Celsius para liquefação da ferrugem.
  • E O aquecimento da peça até 120 graus Celsius para liquefação da ferrugem.

Na indústria aeroespacial, a segurança e a eficiência dos veículos espaciais são de importância crítica, demandando materiais que suportam condições extremas, desde o lançamento até a reentrada na atmosfera terrestre. Nesse cenário, engenheiros aeroespaciais recorrem aos ensaios de impacto para avaliar a resistência e a tenacidade de materiais usados na construção de aeronaves e satélites.

A respeito de ensaios de impacto Charpy e Izod, analise as afirmativas a seguir.

I. A diferença entre eles é que no Charpy o corpo de prova é posicionado na vertical e o golpe é desferido no mesmo lado do entalhe e no Izod o corpo de prova é posicionado na horizontal, e o golpe é desferido na face oposta ao entalhe.
II. O resultado destes ensaios é representado pela medida da energia absorvida pelo corpo de prova durante a fratura.
III. Quanto maior a altura atingida pelo martelo após o impacto, mais energia o corpo de prova terá absorvido, indicando maior tenacidade do material.

Está correto o que se afirma em 

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.

A têmpera é amplamente reconhecida como um tratamento térmico crucial para o aço, especialmente em aplicações de engenharia mecânica. Durante esse processo, o resfriamento do material é de suma importância, sendo comumente realizado em meio líquidos.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os óleos de resfriamento rápido aumentam a taxa de resfriamento, atingindo níveis comparáveis aos da têmpera em água, dispensando a utilização de aditivos.
( ) Os aditivos dos óleos reduzem a formação de espuma e otimizam a curva de resfriamento, garantindo um processo de resfriamento mais eficiente e resultados consistentes na transformação da estrutura do material.
( ) Uma vantagem do emprego do óleo no processo de têmpera é que um mesmo volume de óleo pode ser utilizado repetidas vezes, mantendo eficaz o processo de resfriamento da peça.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – F.
  • B V – F – F.
  • C F – V – V.
  • D F – V – F.
  • E F – F – V.

Como engenheiro, é importante conhecer as propriedades dos materiais, de modo a garantir a durabilidade e qualidade dos projetos, o que é feito muitas vezes por meios de testes mecânicos. 

Sobre este assunto, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(   ) Testes de tração revelam informações essenciais sobre a resistência dos materiais, permitindo-lhes avaliar se os materiais podem resistir a tensões operacionais sem sofrer mudanças estruturais permanentes.
(   ) Testes de fadiga são utilizados para avaliar a durabilidade dos materiais, indicando o nível de tensão que leva à falha do material após repetidas aplicações de carga ao longo de um número específico de ciclos.
(   ) As rupturas resultantes de torções assemelham-se às provocadas por trações, visto que ambas as situações culminam em uma diminuição quase equivalente de área.
(   ) A resposta de um metal ao ser comprimido, dentro do limite elástico, em termos de elasticidade, é semelhante à sua resposta sob tensão de tração. Com isso, um único tipo de ensaio é suficiente para a obtenção de diversos parâmetros. 

As afirmativas são, respectivamente, 

  • A V – F – F – F.
  • B V – V – F – V.
  • C F – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
  • E V – V – F – F.

O teor de carbono e a microestrutura resultante de tratamentos térmicos anteriores em ligas ferro-carbono são fundamentais para determinar suas propriedades mecânicas, como dureza e resistência.
Nesse contexto, considere as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas:
1. Liga com 0,2% C com perlita fina.
2. Liga com 0,8% C com martensita.
3. Liga com 0,8% C com perlita fina.
4. Liga com 0,8% C com martensita revenida.
Assinale a opção que apresenta as ligas supracitadas em ordem decrescente de dureza.

  • A 2 – 1 – 4 – 3.
  • B 1 – 2 – 3 – 4.
  • C 1 – 4 – 3 – 2.
  • D 3 – 4 – 1 – 2.
  • E 2 – 4 – 3 – 1.