Questões de Ensino da Arte (Educação Artística)

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Sobre o ensino de Arte no Brasil na atualidade, é INCORRETO afirmar que:

  • A Por lei, ainda é considerado como atividade educativa obrigatória nas escolas de todo o território nacional, valorizando as habilidades técnicas de cada estudante.
  • B Possui como base a Proposta Triangular, apoiada nos eixos da produção artística, da fruição e da história da Arte.
  • C Possibilita aos estudantes a sua criação poética pessoal, expressando-se por meio da arte.
  • D Permite que o estudante desenvolva a crítica, analisando sua própria criação e a de seus colegas.
  • E A Arte é considerada uma área de conhecimento, com conteúdos e fazeres próprios.

O ensino da Arte no Brasil passou por inúmeras transformações. Na década de 1970, por exemplo, passou a ser considerado nas escolas como atividade educativa através da Educação Artística, caracterizada pelo ensino:

  • A Tradicional.
  • B Livre.
  • C Polivalente.
  • D Criativo.
  • E Técnico.

Sobre o ensino de Arte no Brasil na primeira metade do século XX, é INCORRETO afirmar que:

  • A As atividades de teatro e dança não estavam incluídas no currículo escolar como práticas obrigatórias e somente eram reconhecidas quando faziam parte das festividades escolares na celebração de datas como Natal, Páscoa ou Independência, ou nas festas de final de período escolar.
  • B As disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes.
  • C O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor.
  • D Na primeira metade do século XX, o ensino de Arte no Brasil valorizava os processos de criação através de um fazer artístico aliado à apreciação, à estética e à contextualização histórica da Arte.
  • E O ensino de música foi marcado pelo Canto Orfeônico, que acabou transformando a aula em uma teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical, com a memorização de peças orfeônicas que, refletindo a época, eram de caráter folclórico, cívico e de exaltação.

O ensino de Arte no Brasil, na atualidade, envolve inúmeras ações que buscam a sua qualificação e a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Essas ações propõem a inclusão de produção, apreciação, ___________ e ___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A desenho técnico – crítica
  • B habilidades manuais – cópia
  • C contextualização – estética
  • D imitação – artesania
  • E reprodução de modelos – domínio técnico

Sobre o movimento da Arte-Educação, que ocorreu no Brasil na década de 1980, é correto afirmar que:

  • A Questionava a aprendizagem artística como consequência natural apenas do processo de desenvolvimento do aluno.
  • B Indicava que o ensino de Arte deveria ser voltado ao domínio técnico, mais centrado na figura do professor, ao qual competia a transmissão dos códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos de ordem imitativa aos alunos.
  • C Valorizava principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando ao mesmo tempo uma visão utilitarista e imediatista da arte.
  • D Defendia que o ensino das linguagens artísticas poderia ser realizado de forma combinada, com atividades variadas, sem aprofundamento dos saberes referentes a cada tipo de linguagem.
  • E Apresentou inúmeras discussões acerca da importância do ensino de Arte nas escolas, conscientizando e integrando os profissionais da área por meio de uma grande mobilização.