Questões de Ensino da Arte (Educação Artística)

Limpar Busca

Analise as afirmativas abaixo considerando o período histórico musical denominado Romantismo.

1. Ênfase em melodias líricas, do tipo canção, com modulações ousadas, harmonias mais ricas, frequentemente cromáticas e uso de dissonâncias.
2. Expansão da orquestra, por vezes a proporções gigantescas; invenção do sistema de válvulas, que propicia o desenvolvimento da seção de metais, cujo pejo e força muitas vezes denominam a textura.
3. Texturas monofônicas: cantochão, com melodias simples, sem acompanhamento ou notação rítmica, canções seculares e danças bem ritmadas.
4. A música desse período se baseia em modos, mas estes são gradualmente tratados com maior liberdade, à medida que vai aumentando o número de acidentes introduzidos.
5. Estreita ligação com as outras artes, e grande interesse pela música programática: sinfonia descritiva, poema sinfônico e abertura de concerto.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Analise as afirmativas abaixo sobre a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, no ensino das Artes Visuais.

1. Os três pilares propostos por Barbosa dizem respeito à leitura da obra de arte, ao fazer artístico e à contextualização.
2. A autora defende a valorização do ensino de artes nas escolas públicas como meio de promover o acesso democrático a experiências culturais.
3. A abordagem propõe que os alunos façam arte, de forma crítica e consciente, a partir da observação e da interpretação de imagens.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Assinale a alternativa que indica corretamente a professora de música e pesquisadora que sistematizou uma proposta pedagógico-musical a ser aplicada em escolas regulares, baseando-se nos princípios da aprendizagem musical informal, mais precisamente nos processos de aprendizagem dos músicos populares.
Essa proposta visa aumentar o engajamento dos estudantes na aprendizagem musical, quando tocam ou cantam músicas de suas preferências, têm autonomia e realizam atividades que envolvem a tomada de decisões.

  • A Esther Scliar
  • B Liora Bresler
  • C Lucy Green
  • D Magda Pucci
  • E Pamela Burnard

Educador que propôs um novo caminho na busca de um aprimoramento da sensibilidade rítmica e, por consequência, da sensibilidade musical. O objetivo de seu trabalho era a busca do significado musical do ritmo através de exercícios envolvendo voz, percussão corporal e regência. A proposta alarga a visão de ritmo como melodia, sai do terreno da matemática para o da arte, para desenvolver uma visão polifônica do discurso rítmico, colocando-o em pé de igualdade com os discursos melódico e harmônico. A maioria dos exercícios foi construída explorando a contraposição de elementos rítmicos irregulares a sequências rítmicas regulares, sendo necessário lançar mão da sensibilidade musical para que esta, agregada ao raciocínio aritmético, possibilite a realização musical dos exercícios.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao nome do educador musical que desenvolveu a proposta descrita acima.

  • A Antônio Sá Pereira
  • B Émile Jacques Dalcroze
  • C Hans-Joachim Koellreutter
  • D José Eduardo Gramani
  • E Murray Schafer

A respeito da história do ensino e aprendizagem de Artes no Brasil, suas influências sociais e culturais, é correto afirmar:

  • A Os Parâmetros Curriculares Nacionais - Arte são pautados em princípios do liberalismo e do positivismo, priorizando as aptidões individuais.
  • B A partir dos anos 1980, o movimento Arte-Educação propôs a discussão sobre a valorização e o desenvolvimento do professor.
  • C Os três eixos de ensino e aprendizagem de Arte segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais são: técnicas artísticas, curadorias e reprodução de conhecimentos.
  • D O ensino artístico, objetivando a preparação para o trabalho, teve origem no século XIX e foi retirado dos currículos de educação básica a partir dos anos 1950.
  • E A implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras, na década de 1960, acabou com as disciplinas tecnicistas.