Questões de Ensino de Ciências (Ciências)

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Em uma aula de astronomia e história dos calendários, os estudantes encontram-se maravilhados em saber que os astros principais de nosso sistema solar batizaram cada um dos sete dias da semana do Império Romano e que esses mesmos astros batizam de forma independente os dias da semana no calendário Hindu. Durante a explicação, Fernanda interrompe e pergunta: “Mas, professor, por que a semana tem sete dias em diversos calendários?”. A resposta correta que você daria, como professor, seria:

  • A “Porque é a duração de cada fase da Lua”.
  • B “Porque é o período de tempo de uma revolução lunar completa”.
  • C “Porque sete é um número frequente em muitas superstições e culturas”.
  • D “Porque é o intervalo de tempo para que o Sol e a Lua se encontrem juntos no céu”.
  • E “Porque é o intervalo de tempo em que Marte completa uma volta no céu da Terra”.

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:

  • A Azul; o dia (8h).
  • B Azul; as 24h.
  • C Verde; o dia (8h).
  • D Vermelho; as 24h.
  • E Vermelho; o dia (8h).

Para uma vivência prática do processo de separação de misturas e sua aplicação cotidiana, alguns estudantes visitaram a estação de tratamento de água da cidade. Numa das etapas do tratamento de água, esses estudantes observaram que a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. Tal operação é denominada

  • A decomposição.
  • B decantação.
  • C suspensão.
  • D flotação.
  • E filtração.

A tendência reconhecida como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma das fontes mais conhecidas quando o assunto é a prática docente no ensino das Ciências da Natureza. Neste prisma, acerca da CTS é correto afirmar:

  • A Surgiu como proposta curricular na década de 1970 e como reflexo do agravamento dos problemas sociais e ambientais, o que levou a um aumento de discussões críticas sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade. Defende-se que a CTS deve privilegiar uma alfabetização científica que explicite um conjunto de conhecimentos que facilitariam aos estudantes fazer uma leitura do mundo onde vivem, de modo a oportunizar aos alunos se tornarem agentes de transformação do mundo.
  • B Surgiu como proposta curricular e didático-pedagógica a partir dos anos 2000, por meio de um trabalho de disseminação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Suas bases assentam-se sob os pilares da educação mundial: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a viver juntos e aprender a fazer.
  • C Nascida no Brasil na década de 1970, durante a Ditadura Militar, essa tendência didático-curricular se ocupa com o fortalecimento da formação dos estudantes com o objetivo de utilizar os conhecimentos a fim de atender aos fins econômicos da nação. Sua base epistemológica é a Teoria do Capital Humano (TCP) e suas ênfases são no autodidatismo, tele-ensino, microensino, instrução programada, trilhas de aprendizagem, itinerários formativos e ensino a distância.
  • D Criada na década de 1990 por Dermeval Saviani, Paulo Freire e Adriano Nogueira, esta é uma tendência curricular marxista que se volta para a formação ideológica que tenta produzir novas personalidades para atuação dos indivíduos em um novo tipo de sociedade, de caráter socialista. Enfatiza a necessidade de apropriação dos conhecimentos sobre a produção industrial e a atividade política a fim de formar o dominado para que domine aquilo que o dominador domina.

Em uma gangorra, o professor decidiu demonstrar um dos princípios do movimento newtoniano, que é a inércia. Após a brincadeira, o professor pediu para que quatro grupos de estudantes apresentassem suas próprias definições e impressões sobre essa força. Julgue como verdadeiro (V) ou falso (F) as quatro impressões dadas pelos grupos de estudantes:

Grupo 1: “A inércia é uma força que mantém objetos estacionários em repouso e objetos em movimento em deslocamento a uma velocidade constante”.
Grupo 2: “Todos os objetos com massa possuem inércia”.
Grupo 3: “A inércia é a tendência de um objeto de resistir a uma mudança em qualquer estado de movimento que esteja atualmente”.
Grupo 4: “Objetos que se movem rapidamente têm mais inércia do que objetos que se movem lentamente”.

As afirmativas são, respectivamente:

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, F, F, V.
  • D F, V, V, F.
  • E F, V, F, V.