Questões de Ensino para Alunos Cegos (Braille)

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De acordo com as portarias n.o 319/1999 e n.o 554/2000, do Ministério da Educação, à Comissão Brasileira do Braille compete

I prestar assistência técnica às secretarias estaduais de educação, mas não às entidades públicas, sobre questões relativas ao uso do sistema braile.
II elaborar catálogos, manuais, tabelas e outras publicações que facilitem o processo ensino-aprendizagem com o uso do sistema braile em todo território nacional.
III avaliar, permanentemente, a simbologia braile adotada no país, atentando para a necessidade de adaptá-la ou alterá-la, em face da evolução técnica e científica.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e(ou) superdotação nas classes comuns do ensino regular e no atendimento educacional especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A O AEE deve ser realizado na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, sempre no mesmo turno que o estudante for matriculado.
  • B Quando se fizer necessário, o professor da sala de recursos para deficientes visuais deverá realizar o atendimento no ambiente hospitalar ou domiciliar.
  • C O acompanhamento dos estudantes na sala de recursos para deficientes visuais deve estender-se da ampliação de textos para atender os alunos com baixa visão à elaboração de materiais em braile.
  • D As provas e as atividades para os estudantes deficientes visuais devem ser elaboradas nas salas de recursos multifuncionais.
  • E Na sala de recursos multifuncionais, deve-se proporcionar o reforço de todo o conteúdo ministrado, em horário contrário àquele em que o estudante estiver matriculado.

Em relação à atuação do professor com alunos de baixa visão ou cegos, analise as afirmativas a seguir:

I. Como as crianças deficientes visuais geralmente adquirem seu conhecimento por meio de experiências que não incluem o uso da visão, faz-se necessário que lhes sejam oferecidas oportunidades para desenvolver os sentidos remanescentes: tato, audição, olfato e mesmo paladar.
II. No ambiente da escola, o professor pode aproveitar vários momentos e situações para que o aluno identifique sons, discrimine odores, experimente diversos sabores e diferencie os mais variados materiais, proporcionando, dessa maneira, não só para o aluno deficiente visual, como para todos os alunos, um desenvolvimento sensorial harmonioso que favorecerá tanto o processo educacional, como a orientação e a mobilidade do deficiente visual.
III. Cabe ao professor a análise de cada caso, a organização e a sistematização de atividades pedagógicas específicas, necessárias ao desenvolvimento integral do aluno, como também propor e adaptar atividades lúdicas, prazerosas e situações de interação, socialização e participação coletiva com os demais alunos da escola.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

Julgue o item que se segue.


Um professor de braile precisa conhecer a anatomia do olho e entender as condições oftalmológicas que podem levar à cegueira total ou parcial.

  • Certo
  • Errado

São exercícios e atividades pré-braille:

I. Mergulhar algumas vezes os dedos em água quente, morna ou gelada alternadamente a fim de favorecer a percepção tatossensitiva.
II. Exercitar a audição do educando ao falar alto próximo do seu ouvido.
III. Realizar exercícios de noção espacial (acima, abaixo, princípio, fim e distância) no plano bidimensional.
IV. Exercitar a coordenação dos movimentos das mãos nos sentidos horizontal, da esquerda para a direita, vertical e de cima para baixo, necessários à leitura do sistema braille.

Quais estão corretos?

  • A Apenas IV.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E Apenas II, III e IV.