Questões de Ergonomia e Usabilidade (Design Gráfico)

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O posicionamento do microfone em um local de gravação é fundamental para uma reprodução sonora de qualidade. O correto posicionamento dos microfones pode proporcionar redução de interferências, além de uma captação ideal e controle de feedback ocasionado por caixas acústicas. Considerando o posicionamento de microfones em um local onde há uma fonte de som, um microfone e caixas acústicas, qual é o correto posicionamento do microfone para obter uma gravação ou reprodução de áudio de qualidade para vocais?

  • A Colocar o microfone em qualquer lugar próximo à fonte de som, pois não faz diferença significativa na qualidade do áudio.
  • B Posicionar o microfone próximo à fonte de som para minimizar o ruído ambiente e obter maior clareza.
  • C Posicionar o microfone longe da fonte de som para criar um efeito de eco natural.
  • D Apontar o microfone diretamente para as caixas de som ou para o amplificador do instrumento para obter o melhor áudio possível.

Testes de usabilidade em websites são procedimentos em que um usuário utiliza um sistema interativo realizando tarefas apresentadas por um facilitador. Enquanto suas interações são registradas, podemos descobrir problemas com o produto e identificar pontos de melhoria.

Sobre Testes de usabilidade, é CORRETO afirmar: 

  • A Para economizar com testes de usabilidade, podemos realizá-los em grupo, com sessões de grupo focal. Tais procedimentos deixam o processo mais rápido e eficiente.
  • B Testes de usabilidade podem ser feitos em diferentes etapas do processo de desenvolvimento, tanto no produto que está sendo desenvolvido quanto nos produtos concorrentes.
  • C Testes de usabilidade apenas têm validade quando realizados com um número estatisticamente válido de usuários para representar o universo de usuários possíveis do sistema. Nesse sentido, sua execução é invariavelmente cara e demorada.
  • D Testes de usabilidade só devem ser feitos quando o produto está pronto, prestes a ser lançado. Assim, temos a chance de realizar o teste com algo que está mais próximo da realidade.

Os mapas de empatia, exemplificados pela figura abaixo, são ferramentas importantes que sumarizam o que sabemos sobre um determinado tipo de usuário. 


São mecanismos importantes para representarmos visualmente o conhecimento que se reuniu sobre o usuário. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sobre os mapas de empatia, é CORRETO afirmar: 

  • A A aplicação dos mapas de empatia tem grande utilidade no processo de identificação de personas para um projeto.
  • B A construção de um mapa de empatia é um processo que se constrói única e exclusivamente por meio de entrevistas com usuários.
  • C A melhor forma de termos um mapa de empatia verdadeiro e fidedigno é distribuir mapas em branco para os usuários e pedir para que eles mesmos preencham com as informações.
  • D O mapa de empatia deve ser construído ao início do processo e não deve ser alterado. Qualquer alteração nele implica o reinício do processo de design, pois todas as decisões de design dependem do que está ali.

Para LÖBACH (1981), um bom design atende simultaneamente a funções práticas, estáticas e simbólicas.


Sobre as funções práticas, é correto afirmar que:

  • A são os aspectos psicológicos da percepção sensorial durante o uso.
  • B referem-se a todos os aspectos fisiológicos de uso do produto.
  • C são características espirituais e psíquicas do uso do produto.
  • D estão diretamente ligadas à emoção que o produto passa ao seu usuário.
  • E dizem respeito às práticas culturais e à memória patrimonial dos usuários.

As abordagens centradas no usuário estão sendo cada vez mais utilizadas em projetos de sistemas interativos, pois, dessa forma, os desenvolvedores podem obter melhor entendimento das necessidades e dos objetivos dos usuários, criando produtos mais adequados e de maior utilidade. Esse processo de design de interação envolve quatro etapas básicas: identificar necessidades e estabelecer requisitos; desenvolver designs alternativos que preencham esses requisitos; construir versões interativas dos designs, de maneira que possam ser comunicados e analisados; e avaliar o que está sendo construído durante o processo.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Nas abordagens centradas no usuário, seu envolvimento é indispensável nas atividades de identificação de necessidades e estabelecimento de requisitos, mas não na avaliação do projeto, que deve ser realizada pela equipe técnica.
II. Uma das principais metas da abordagem centrada no usuário é conseguir entender como as pessoas realizam as tarefas, pois é fundamental considerar que os indivíduos têm necessidades diferentes, e os produtos interativos devem buscar atender a essas demandas específicas.
III. Uma vantagem do envolvimento de usuários é promover o sentimento de apropriação, pois, quando isso ocorre, eles se sentem parte da equipe e do processo.
IV. Durante a atividade de levantamento de dados, além das necessidades e características do usuário, é preciso ter uma visão sistêmica de todo o contexto envolvido: conhecer o ambiente no qual ele usará o produto e saber qual a tecnologia disponível.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B I e IV
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.