Questões de Escrita de Sinais - transcrição e tradução de língua de sinais (Libras)

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Como professor de Libras, é importante conhecer os diferentes sistemas de transcrição e escrita das Língua de Sinais para apoiar o ensino e a documentação dessas línguas, tendo em vista essa necessidade. Considerando os métodos abaixo, é correto afirmar que:

  • A A HamNoSys, é um sistema técnico utilizado principalmente por linguistas, o qual facilita a compreensão detalhada dos aspectos gramaticais da língua de sinais em sala de aula.
  • B O SignWriting, sendo um sistema visualmente intuitivo, permite que os alunos surdos escrevam e leiam a Língua de sinais de uma forma acessível, ajudando-os ler na sua língua natural.
  • C As glosas, que utilizam palavras em português para representar sinais, são a forma mais adequada de alfabetização, pois simplificam a transcrição da Língua de Sinais para os alunos, aproximando-os da língua oral escrita.
  • D O sistema Stokoe, sendo o primeiro a ser desenvolvido para a língua gestual, é o mais adequado para uso na sala de aula devido à sua simplicidade e ao facto de ser amplamente conhecido na educação de surdos.

Criado em 1972 por Valerie Sutton, o sistema denominado SignWriting (SW) representa hoje uma das possibilidades de registro por escrito para as línguas de sinais. Gumiero (2020, p. 47), narra que, de 1974 aos dias atuais, esse sistema de escrita foi utilizado em vários países. Ferramentas e softwares próprios para esse tipo de escrita foram criados, dentre eles o SW-Edit, uma criação brasileira que foi amplamente difundida e que serviu de base e influência para a criação do software SignPuddle. Sobre o SW, pode-se afirmar que:

  • A A escrita em SW pode ser realizada à mão ou por softwares como o SignPuddle.
  • B Pelo grau de complexidade, apenas é possível realizar o registro em SW por softwares especializados.
  • C O SW não possibilita o registro escrito das expressões não manuais das línguas de sinais.
  • D Embora recente, o SW já integra os currículos escolares sendo amplamente utilizado pelos surdos brasileiros.

Segundo Felipe et al. (2001), no contexto educacional de Libras como L2, pode-se utilizar-se ou deparar-se com o sistema de transcrição de Libras. Sobre esse sistema, analise as assertivas abaixo:

I. Um sinal traduzido por duas ou mais palavras em Língua Portuguesa será representado pelas palavras correspondentes separadas por hífen. Exemplos: CORTAR-COM-FACA = 'cortar', QUERER-NÃO = 'não querer', MEIO-DIA = 'meio-dia', AINDA-NÃO = 'ainda não'.

II. Na Libras, não há desinências para gênero (masculino e feminino) e número. O sinal representado por palavra da Língua Portuguesa que possui essas marcas será terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplos: AMiG@ = 'amiga ou amigo', FRI@ = 'fria ou frio', EL@ = 'ela ou ele', ME@ = 'minha ou meu'.

III. Os sinais da Libras, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas. Exemplos: CASA, ESTUDAR, CRIANÇA.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Julgue o item que se segue.

Na LIBRAS, as palavras não apresentam desinência de gênero, ficando a escrita das palavras representadas com o sinal @ no lugar das desinências "a" e "o" comumente utilizadas na Língua Portuguesa para indicar feminino e masculino, e também o plural, pois não há desinência de número.

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho a seguir. 


Segundo Stumpf “[…] o conhecimento do conceito metalingüístico supõe que, para refletir sobre a língua, é necessário poder colocar-se fora dela, poder observá-la, e isso está intimamente relacionado com a possibilidade de ler e escrever”.



Fonte: Stumpf, M. Sistema Signwriting: Por Uma Escrita Funcional Para O

Surdo.

In: Thoma, A. S. Et Al. A Invenção Da Surdez: Cultura, Alteridade, Identidade E

Diferença No Campo Da Educação. Santa Cruz Do Sul: Edunisc, 2004.

[Adaptado].




Sobre a origem da língua escrita de sinais, consta que foi criada por
  • A Estelita Barros, objeto da sua dissertação de mestrado.
  • B Roch Ambroise Auguste Bébian, a partir da configuração de mão, orientação da palma e locação.
  • C Valerie Sutton, que no início criou um sistema para notar movimentos de dança.
  • D Adriana Lessa de Oliveira, com a elaboração do projeto de pesquisa do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários.