Questões de Escrituração Escolar (Pedagogia)

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Segundo a legislação educacional brasileira, os pais das crianças nascidas no dia 12/04/2023, serão obrigados a matriculá-la na escolarização regular, a contar de: 
  • A 12/04/2030
  • B 12/04/2029
  • C 12/04/2028
  • D 12/04/2027
Adentrando a secretaria escolar para mais um dia de trabalho , o (a) funcionário (a) atende uma ligação onde um componente da comunidade atendida pela escola, lhe pergunta qual é a data corte para matricula. Respondendo corretamente, o (a) funcionário esclareceu ser:
  • A 30/06
  • B 31/07
  • C 01/07
  • D 31/03

Em relação à escrituração escolar, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma gestão escolar forte e atuante depende do envolvimento de toda a equipe escolar nas dimensões pedagógica, administrativa e financeira do trabalho educativo.
II. As escolas devem manter sempre a escrituração atualizada preenchida completa e corretamente, sem rasuras, além de manter em dia a escrituração, examinar anualmente e anotar as pendências com vistas ao saneamento delas.
III. A transcrição de todos os dados deve ser realizada de forma sintética, por uma questão de celeridade e facilidade de acesso, buscando dos documentos originais o que for analisado como relevante.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

A escrituração escolar é o registro sistemático de fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar, com a finalidade de assegurar, em qualquer época a certificação de informações. Acerca de escrituração escolar, é CORRETO o que se afirma em:

  • A A certificação se refere à vida escolar do aluno e ao seu histórico familiar do aluno.
  • B A certificação se refere a identidade do aluno, histórico familiar do aluno e relacionamento professor e aluno.
  • C A certificação se refere às atividades do recreio escolar, histórico familiar do aluno e relacionamento professor e aluno.
  • D A certificação se refere a identidade de cada aluno, regularidade de seus estudos; autenticidade de sua vida escolar e do funcionamento da escola.
  • E A certificação dos episódios de violência ocorridos na escola, apenas.
Ferreiro e Teberosky iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança antes de chegar à escola tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. Assim, a partir do advento do que ficou conhecido como psicogênese da língua, podemos compreender as fases ou os estágios pelos quais nossas crianças transitam até se apropriar do código escrito. A imagem seguir representa como é a escrita em um desses estágios: Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Sobre as características observadas, assinale a afirmativa correta.
  • A Escrita pré-silábica: a criança passa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra. Porém, para entender os fonemas, é importante que a criança também pratique sílabas só com uma letra intercalada com sílabas maiores.
  • B Escrita alfabética: a criança passa a reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra; percebe o modo de construção do código da escrita. Entende que a escrita possui uma função social, mas ainda não se mostra nem léxica nem ortográfica.
  • C Escrita silábico-alfabética: a criança passa a relacionar as sílabas faladas a mais de uma letra. Ela realiza as primeiras combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, tentando combinar sons, e entende que a escrita representa o som da fala e já é capaz de realizar leituras menos complexas. É a fase inicial de fonetização da escrita.
  • D Escrita silábica: a criança admite haver correspondência entre letras e fala, mesmo que ela não esteja pronta para conectar as letras aos seus sons e que registre cada sílaba por meio de apenas uma letra, aleatória ou não. A criança tenta ainda fonetizar a escrita e dar valor sonoro para as letras, e passa a desconfiar de que a menor unidade de língua seja a sílaba.