Questões de Estética da Comunicação (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca

O layout tem por finalidade ser um guia da atenção, conduzindo o olhar pelo conjunto de informações dispostas em um determinado espaço. Isso significa que sua composição trabalha uma dinâmica entre elementos, e a construção dessa dinâmica deve respeitar alguns princípios para ser eficaz.


Por definição, o princípio do contraste se caracteriza por uma busca da

  • A oposição entre linhas, valores e cores
  • B simetria de forças entre as formas gráficas
  • C unidade na coexistência entre texto e imagem
  • D equilíbrio entre cores de valores análogos
  • E manutenção de um padrão entre as peças de campanha

O movimento artístico surgido na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, que se opôs à interferência da industrialização na arte e que se tornou referência na reforma do design e do artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa, foi denominado movimento

  • A surrealista.
  • B tipográfico.
  • C estético iluminista.
  • D arts and crafts. 
  • E vanguardista.

O movimento artístico que surgiu em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial, em Zurique, caracterizado pela forma crítica ao sistema tradicional de arte, tendo a ironia, o deboche e a rebeldia como mistura para as diferentes linguagens e meios expressivos, foi denominado

  • A surrealismo.
  • B arcadismo.
  • C trovadorismo.
  • D construtivismo.
  • E dadaísmo.

O movimento Op Art é caracterizado por

  • A ilusão, efeitos ópticos e valorização do impacto sensorial.
  • B valorização do impacto sensorial e ilusão sonora plástica.
  • C movimento ilusório de figuras geométricas complexas e efeitos sonoros.
  • D utilização de elementos figurativos da cultura da massa e efeitos ópticos.
  • E uso de formas geométricas complexas.

Analise as afirmações a seguir sobre branding sonoro.

I – É uma ferramenta de gestão de marcas que utiliza o som como principal elemento de persuasão. Porém, na maioria dos casos, passa desapercebido pelos consumidores.

II – É uma estratégia que se dá por meio do reconhecimento da marca utilizando o som e, assim, fortalecendo a sua imagem de marca.

III – Pode ser reconhecido por meio de peças sonoras como jingle, tornando-se memoráveis pelos consumidores.

IV – Pode ser reconhecido por vários termos: audio branding, sound branding, sonic branding, acoustic branding, acoustic identity, corporate sound, sound identity.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B II e III.
  • C I, II e IV.
  • D III e IV.
  • E I, II, III e IV.