Questões de Estilística (Literatura)

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Considerando aspectos estilísticos tanto da obra do poeta Antonio Gonçalves Dias quanto do movimento literário a que ele é historicamente vinculado, assinale a opção correta.

  • A Gonçalves Dias é considerado um grande poeta porque, mesmo desconhecendo as regras de composição lírica, compôs poemas combinando a forma com a expressão do sentimentalismo espontâneo dos românticos.
  • B Gonçalves Dias gostava de usar variados números de sílabas em seus versos e valorizou as redondilhas, maiores e menores, para compor poemas de apelo mais popular.
  • C As pausas e a abolição das rimas deram aos poemas de Gonçalves Dias um caráter mais solene, menos popular.
  • D Apesar de aderir ao Romantismo, o poeta em apreço ainda seguia a tradição dos árcades da poesia portuguesa, fazendo poemas nos moldes campestres, sem exageros sentimentais.
  • E Gonçalves Dias violou as regras do verso e da gramática devido à sua pouca erudição e ao seu desconhecimento da norma culta da língua portuguesa.

Em um poema, quando a última sílaba tônica de um verso coincide com a última sílaba tônica do verso seguinte, ocorre o fenômeno da:

  • A Silepse.
  • B Anáfora.
  • C Elipse.
  • D Sinalefa

Julgue o item que se segue.


Na literatura, o verso é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de estrofes que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, o verso representa um conjunto de estrofes.

  • Certo
  • Errado

Considerando-se os elementos estruturais da linguagem poética a seguir, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(   ) Chama-se metro a medida das sílabas que formam o verso. Para fazer a escansão, isto é, a contagem das sílabas métricas, basta que se siga a contagem de todas as sílabas do verso. Assim, o verso “Eu/fui/à/ta/re/fa/num/tem/po/de/dra/ma” apresenta 12 sílabas métricas.

(    ) Denomina-se rima a semelhança sonora dos fonemas da última sílaba tônica do verso. Quando as palavras que rimam pertencem à mesma classe morfológica, tem-se rima rica (caso de “morrer”/“dizer”, ambos verbos); já quando se trata de palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes, há rima pobre (caso de “mar”/“passar”, substantivo e verbo, respectivamente).

  • A C - E.
  • B E - E .
  • C E - C.
  • D C - C.

Analise as assertivas sobre o contexto de produção do poema:


I. Na segunda estrofe apresentada, o poema cria a imagem dos navios europeus como o “negro monstro”, que sustenta os navegantes, e que é movido por asas brancas, imagem criada para se referir às velas enfunadas das embarcações.

II. A voz do eu lírico é a de um indígena, o Piaga, que anuncia de maneira catastrófica a chegada do europeu.


III. O eu lírico atribui todas as maldades que sofrerá à figura demoníaca do Anhangá, um dos tripulantes das embarcações.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.