Questões de Estilos Arquitetônicos (Arquitetura)

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Os elementos gráficos encontrados na arquitetura de Olinda fazem parte do cotidiano de seus moradores e da memória gráfica da cidade. São também identificados como símbolos, que contam aos visitantes um panorama de sua história (PAES, 2017).
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:

I. Os azulejos compõem parte significativa do padrão visual de Olinda, pois estão à mostra tanto nas fachadas das casas quanto no interior das igrejas. Em sua utilização, predominam o azul e o branco, e criam-se variadas combinações geométricas.

II. Quando surgiu, o ladrilho hidráulico podia ser visto tanto nas casas populares, como também naquelas pertencentes às camadas sociais mais abastadas, diferenciando-se, o preço, pela complexidade de seus padrões.

III. O ladrilho hidráulico ganhou destaque no Brasil no século XIX, como substitutivo à utilização das pedras, principalmente do mármore. Geralmente, é encontrado no piso das casas do Sítio Histórico de Olinda. 

IV. O ladrilho hidráulico é produzido à base de cimento, sendo produzidos de forma artesanal, com processos de queima em sua produção.

V. Um grupo de engenheiros - o português Amadeu Oliveira Coimbra, o alemão Ernesto August Boeckmann e o brasileiro Antônio de Góis - foram os criadores do “cobogó”, elemento que permite a entrada de luz solar e ventilação natural utilizado nas aberturas de construções. O cobogó foi utilizado pelo arquiteto Delfim Amorim, no projeto modernista da Caixa D’água de Olinda, no Alto da Sé.

Estão CORRETAS apenas:

  • A II e III.
  • B I, II e III.
  • C I, II e V.
  • D III e IV.
  • E II e V.

Oscar Niemeyer, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira, é conhecido por suas obras de formas curvas e expressivas, que exploram as possibilidades plásticas do concreto armado. Dentre seus projetos mais importantes, destacam-se o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e os edifícios da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Considerando a trajetória e a obra de Niemeyer, qual das seguintes afirmações é a MAIS PRECISA?

  • A A arquitetura de Niemeyer é fortemente influenciada pelo estilo internacional, caracterizado pela ênfase na funcionalidade, na racionalidade construtiva e no uso de materiais industrializados.
  • B O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado na década de 1940, é um marco da arquitetura moderna brasileira, com edifícios que se integram à paisagem natural e exploram as formas livres e orgânicas do concreto armado.
  • C Os edifícios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, são exemplos da arquitetura brutalista, com formas monumentais e austeras, que expressam a força e a solidez do Estado.
  • D Niemeyer foi um arquiteto politicamente engajado, defensor do socialismo e crítico do capitalismo, o que se reflete em sua obra, voltada para a construção de edifícios públicos e projetos de cunho social.

O processo de urbanização no Brasil tem seu início ainda no final do século XIX, tendo grande crescimento no século XX, sobretudo com o período de grande industrialização e de modernização do campo. Esses processos levaram a um êxodo rural em direção às cidades, que passaram a concentrar as principais dinâmicas econômicas, enquanto o meio rural passou por um processo de concentração fundiária. Como consequências dessa rápida metropolização, sem que houvesse um acompanhamento das infraestruturas urbanas, é correto apontar

  • A melhorias nas condições de vida; desenvolvimento tecnológico; poluição; violência.
  • B favelização; poluição; crescimento de direitos individuais; culturalização.
  • C melhorias nas condições de vida; poluição; violência; desigualdade social.
  • D favelização; poluição; violência; desigualdade social.

Observe, a seguir, as imagens da Cidade das Artes e Ciências (2018), projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava em Valência (Espanha).

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


SARAOUFIN, Anthony. Disponível em:<https://www.archdaily.com.br/br/907676/anthony-saroufim-registra-amaterialidade-da-cidade-das-artes-e-ciencias-de-santiago-calatrava> . Acesso em: 8 out. 2023.


Com relação às características dessa obra, o princípio arquitetônico identificado que descreve a repetição de elementos visuais para criar uma sensação de continuidade e movimento é: 

  • A ritmo.
  • B assimetria.
  • C textura.
  • D escala.

Observe as imagens a seguir. 



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Centro de Documentação e Pesquisa do MAM. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/758700/classicos-da-arquitetura-museu-dearte-moderna-do-rio-de-janeiro > Acesso em: 8 out. 2023.




Instituição cultural localizada no Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1953-1954) foi idealizado como símbolo de um novo momento entre a parceria público-privada e sua leitura do espaço da cidade. A modernidade urbana traduzida no edifício monumental é capaz de democratizar o acesso às artes e produzir novos espaços públicos. A obra descrita foi projetada por

  • A Oscar Niemeyer.
  • B Rino Levi.
  • C Lúcio Costa.
  • D Affonso Eduardo Reidy.