Questões de Estradas e Transporte (Engenharia Civil)

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Durante a execução de uma obra de terraplenagem, necessitou-se realizar um corte em um solo argiloso, que apresentava um peso específico aparente seco de 1,4 g/cm³. Suponha que, após a escavação, o solo argiloso sofreu um empolamento de 25%. Com base nas informações fornecidas, e considerando a necessidade de escavação de 70 m³ de solo em seu estado natural, assinale a alternativa que contempla o número necessário de caçambas para transportar o volume de solo solto, considerando que cada caçamba comporta um volume de 8 m³.

  • A 8 caçambas.
  • B 9 caçambas.
  • C 10 caçambas.
  • D 11 caçambas.
  • E 12 caçambas.

A curva horizontal circular simples é caracterizada por ter um raio de curvatura R constante. Por ser uma curva primitiva, com uma definição geométrica clara, ela é frequentemente utilizada em projetos de Engenharia. Com relação ao projeto geométrico de uma rodovia, considere os seguintes dados de uma curva circular simples:

Deflexão: 30°.
 Raio: 2.000 m.

Sabendo que o valor de π é igual a 3,14, assinale a alternativa que apresenta, aproximadamente, o valor do desenvolvimento da curva (D):

  • A 209 m.
  • B 637 m.
  • C 1.047 m.
  • D 19.108 m.
  • E 188.400 m.

Em relação à classificação dos pavimentos rodoviários, analise as seguintes assertivas:

I. Pavimentos flexíveis distribuem as tensões geradas pelo carregamento de maneira que todas as camadas sofrem deformação significativa. Um exemplo de pavimento flexível é aquele constituído por uma base de brita graduada ou solo pedregulhoso, revestido por uma camada asfáltica.
II. Pavimentos semirrígidos possuem uma base com características cimentícias, como uma camada de solo-cimento, e são revestidos por uma camada asfáltica.
III. Pavimentos rígidos são aqueles que apresentam uma laje de concreto de cimento Portland, capaz de absorver praticamente todas as tensões provenientes do carregamento, com pouca participação das camadas inferiores.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Em um projeto de estradas, foi obtido um perfil longitudinal com as estacas cravadas a cada 20 metros, conforme quadro abaixo:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

É CORRETO afirmar que, no trecho entre as estacas

  • A 13 e 15, há um declive constante no terreno com inclinação de 3,16%.
  • B 12 e 13, há um aclive com inclinação de 6,00 %.
  • C 14 e 14 + 12,4 m, há um declive com inclinação de 5,65%.
  • D 10 e 12, há um declive constante no terreno com inclinação de 4,12%.
  • E Nenhuma das respostas

O grau de compactação é utilizado para comprovar se a compactação no campo está sendo feita devidamente (DNIT, 2006) e depende da massa específica obtida em campo.
Para a determinação da massa específica in situ, pode(m) ser utilizado(s)

  • A ensaios de proctor.
  • B o frasco de areia.
  • C o ensaio de cone.
  • D o limite de liquidez.
  • E o grau de saturação.