Questões de Estratégia Organizacional (Administração Geral)

Limpar Busca

Sobre o ambiente das organizações, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O ambiente interno refere-se exclusivamente aos fatores econômicos que afetam a organização.
  • B A concorrência no mercado é um exemplo de fator externo, quando falamos sobre ambiente organizacional.
  • C O ambiente das organizações é composto por fatores internos e externos que podem influenciar suas operações e resultados.
  • D O ambiente interno envolve os recursos, processos, cultura organizacional, estrutura e colaboradores que a organização pode controlar diretamente.

A estratégia está correlacionada à definição do conjunto de produtos e serviços versus segmentos de mercados proposto pela empresa em dado momento.
O tipo de estratégia, em que a sociedade empresária procura dominar o segmento de mercado em que atua, concentrando seus esforços e recursos em preservar algumas vantagens competitivas, é denominado

  • A nicho.
  • B inovação.
  • C sobrevivência.
  • D especialização.
  • E desinvestimento.

As estratégias competitivas são definidas conforme a situação da organização, podendo ser direcionadas para a sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento, de acordo com sua postura estratégica.
Considerando as diferentes estratégias de crescimento empresarial, assinale a opção que apresenta um exemplo de estratégia de expansão.

  • A Duas empresas se associam para entrar em um novo mercado, com uma fornecendo tecnologia e a outra, capital.
  • B Uma empresa de tecnologia lança um novo produto com funcionalidades inéditas no mercado para se diferenciar dos concorrentes.
  • C Uma multinacional estabelece operações em um novo país para ampliar seu alcance global e reduzir riscos em seu mercado de origem.
  • D Uma empresa de software desenvolve um serviço inovador para revolucionar o setor de inteligência artificial, antecipando-se às demandas futuras.
  • E Uma empresa do setor de microcomputadores realiza expansões contínuas para aproveitar ganhos de aprendizado e economias de escala, consolidando sua posição no mercado.

O processo organizacional abrange planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação, assegurando que os recursos e esforços da organização estejam alinhados de maneira eficiente para atingir seus objetivos estratégicos.


Acerca de Planejamento Otimizante, assinale a afirmativa correta.

  • A Está focado na estabilidade, prioriza a manutenção do status quo e evita mudanças radicais.
  • B Prioriza a identificação das deficiências internas e dos problemas antes de explorar oportunidades futuras.
  • C É predominantemente retrospectivo, baseando-se na experiência passada para projetar o futuro da organização.
  • D Concentra-se em se ajustar às contingências, compatibilizando interesses e desenvolvendo a organização conforme as demandas ambientais.
  • E Visa à adaptabilidade e à inovação, buscando obter os melhores resultados possíveis e incrementar, continuamente, as práticas vigentes.

Leia o texto a seguir.

Quando uma empresa oferece um produto ou serviço, ela embute nele um conjunto de características que o tornam mais valioso ou aumentam sua utilidade para o cliente. Em uma comparação com os produtos ou serviços oferecidos pelos concorrentes, o produto ou serviço mais valioso é o que apresenta maior utilidade e significado para o usuário.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. [Adaptado].

Em relação ao que está sendo oferecido junto a um produto ou serviço, o texto lido aborda um diferencial que diz respeito

  • A ao marketing agregado ao produto ou serviços.
  • B ao valor agregado ao produto ou serviços.
  • C à qualidade agregada ao produto ou serviços.
  • D ao custo agregado ao produto ou serviços.