Questões de Estratégias competitivas de Porter (Administração Geral)

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Uma empresa deseja se destacar em um mercado altamente competitivo. Após uma análise estratégica, decidiu adotar uma das estratégias genéricas de Porter para obter uma vantagem competitiva sustentável. Considerando as três estratégias genéricas de Porter, avalie as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

I. Uma estratégia de Liderança em Custo envolve a busca por ser a produtora de menor custo no setor, alcançando economias de escala e otimizando processos para oferecer preços mais baixos aos clientes.
II. Uma estratégia de Diferenciação foca na oferta de produtos ou serviços únicos e valiosos, permitindo que a empresa cobre um preço premium em função das características exclusivas e da percepção de valor pelos clientes.
III. Uma estratégia de Enfoque se divide em duas variações: Enfoque em Custo e Enfoque em Diferenciação, onde a empresa concentra seus esforços em um segmento específico do mercado, atendendo melhor a esse segmento do que os concorrentes mais amplos.
IV. A empresa pode adotar, simultaneamente, as três estratégias genéricas de Porter para maximizar suas chances de sucesso no mercado.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.

Uma empresa está analisando a atratividade de um novo mercado antes de decidir sobre um investimento significativo. Para isso, ela utiliza o modelo das Cinco Forças de Porter. Considere as cinco forças competitivas descritas por Porter e avalie as afirmativas abaixo:


I. A força da Rivalidade entre Concorrentes Existentes é maior quando há muitos concorrentes de tamanho semelhante no mercado e o crescimento da indústria é lento.
II. A Ameaça de Novos Entrantes é menor quando existem altas barreiras de entrada, como economias de escala, lealdade à marca e requisitos de capital significativos.
III. O Poder de Barganha dos Fornecedores aumenta quando há muitos fornecedores que podem ser facilmente substituídos por outros fornecedores.
IV. O Poder de Barganha dos Compradores é maior quando os clientes compram em grandes volumes e têm muitas alternativas de fornecedores.
V. A Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos é alta quando há produtos alternativos que oferecem melhor relação custo-benefício em comparação com os produtos existentes no mercado.


Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Apenas as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão corretas.

No planejamento estratégico em organizações, a formulação de estratégias em nível de negócio refere-se à definição de como a unidade de negócio “deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes” (Sobral e Peci, 2013, p.224). Nesse sentido, o modelo das cinco forças de Porter propõe três estratégias competitivas: liderança em custos, diferenciação e foco. Sobre a estratégia de liderança em custos, é correto afirmar que:

  • A o volume de produção mais alto que os dos concorrentes permite que a empresa aumente continuamente seus lucros;
  • B a estratégia se baseia no pressuposto de que a empresa será capaz de atender melhor um segmento específico do mercado do que à indústria como um todo;
  • C o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa cobre um preço-prêmio que age como barreira a novos entrantes;
  • D o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa cobre um preço-prêmio que age como vantagem na negociação com fornecedores;
  • E o custo mais baixo que os dos concorrentes permite que a empresa continue obtendo lucros quando seus concorrentes já tiverem suas margens de lucro consumidas pela competição.

O modelo das cinco forças competitivas, proposto por Porter, é uma ferramenta amplamente utilizada na formulação de estratégias de negócio. A análise das cinco forças orienta os gestores na formulação de estratégias que favoreçam a consolidação das vantagens competitivas da organização na indústria em que atua. 

Acerca das proposições do modelo das cinco forças e das estratégias competitivas de Porter, analise as afirmativas a seguir. 

I. A possibilidade de integração vertical das atividades em determinada indústria influencia o poder de barganha dos fornecedores.
II. A estratégia de liderança em custos permite que a empresa obtenha lucros quando uma competição acirrada corroer as margens dos concorrentes.
III. A ameaça de novos entrantes é influenciada por barreiras à entrada, tais como a existência de economias de escala significativas na indústria. 
IV. Barreiras de saída significativas influenciam o grau de rivalidade entre os concorrentes estabelecidos na indústria.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I e III;
  • B somente II e III;
  • C somente I, II e IV;
  • D somente II, III e IV;
  • E I, II, III e IV.

Um consultor contratado pela empresa E1 usou o modelo de cinco forças de Porter para analisar as ameaças ambientais e notou que apenas a E1 e mais três empresas eram responsáveis por 90% das vendas do setor em que atuam. Ele notou também que os produtos oferecidos pela E1 e pelas outras três concorrentes apresentavam custos semelhantes e praticamente os mesmos atributos. Além disso, o consultor apontou que havia elevados custos de entrada e saída.
Nesse caso, o setor de atuação da empresa E1 é classificado como um setor

  • A cartelizado
  • B oligopolista
  • C monopolista
  • D perfeitamente competitivo
  • E monopolisticamente competitivo