Questões de Estratégias de Marketing (Marketing)

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No que se refere à história da publicidade no Brasil, julgue o item que se segue. 


O merchandising abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a adequação de sua imagem nos pontos de venda até o acompanhamento de seu desempenho junto aos consumidores. 

  • Certo
  • Errado

Leia o texto a seguir.

As estratégias de comunicação no agronegócio focam, em geral, o próprio setor ou produtos. No caso do setor, o objetivo é aumentar a sua visibilidade sobre o meio urbano. Como exemplo, podemos citar campanhas como Sou Agro e o “agro é tech, agro é pop e agro é tudo”.

BATALHA, M.O. (Coord.). Gestão agroindustrial. Vol. 1. São Paulo, Atlas, 2001. p. 690. in: Agronegócios e Desenvolvimento Sustentável: Uma Agenda para a Liderança Mundial na Produção de Alimentos e Bioenergia. Editora Atlas, 2000. [Adaptado].


Campanhas que focam produtos em geral são realizadas por associações e são conhecidas como

  • A mobile marketing.
  • B stakeholders.
  • C commodity advertising.
  • D storytelling.
  • E commodity.

Em seu livro Marketing para o Século XXI, Kotler nos lembra que todo plano de marketing dever ter, no mínimo, cinco seções, a saber: 1. Análise da situação; 2. Objetivos e metas de marketing; 3. Estratégia de marketing; 4. Plano de ação de marketing e 5. Controles de marketing.
Sobre a fase 2, é correto afirmar que

  • A é o momento adequado para construção de hipóteses sobre o futuro da empresa e realização de uma análise swot aprofundada.
  • B baseia-se em benchmarks periódicos para revisão de objetivos e metas a partir dos dados aferidos.
  • C os objetivos devem ser reformulados em termos de metas, que além de magnitude e data prevista para realização, devem ser mensuráveis para fornecer orientação e controle.
  • D a partir das construções das propostas de valor, o posicionamento deve objetivar uma clara definição de liderança em termos de preço ou de qualidade.
  • E é o momento de definir datas de campanhas publicitárias, promoções de vendas, participações em feiras e lançamentos de novos produtos.

Sobre o estabelecimento de parcerias com nano-influenciadores no marketing digital, analise as afirmativas a seguir.

I. Por terem em 10k e 50k nas principais redes sociais e baixa taxa de interação, nano-influenciadores são ideais para lançamento de produtos de nicho.

II. Nano-influenciadores tendem a de ser mais autênticos, mais confiáveis e mais baratos, gerando efeito mais profundo devido a ligação mais próxima com sua audiência.

III. A imagem do nano-influenciador estará irremediavelmente atrelada a uma marca e, se algo ocorrer de errado, o estrago será de grandes proporções e irremediável.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Julgue o item subsequente. 


Dentro do composto de marketing, o 'P' de preço envolve estratégias para definir o posicionamento e a proposta de valor do produto ou serviço, considerando não apenas os custos de produção e venda, mas também o valor agregado, a percepção do consumidor e o posicionamento de mercado.
  • Certo
  • Errado