Questões de Estratégias de Marketing na Comunicação Social (Comunicação Social)

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A técnica AIDA foi criada no final do século XIX e foi de-senvolvida por um publicitário americano. O termo é um acrônico que corresponde aos estágios pelos quais passa um consumidor antes de realizar uma compra. A frase: “Descubra o segredo da beleza da cútis da Miss Brasil”, que inicia um anúncio de cosmético, corresponde à etapa

  • A Interesse.
  • B Ação.
  • C Desejo.
  • D Dúvida.
  • E Atenção.

Leia o texto a seguir sobre a importância do posicionamento na gestão estratégica de marketing.

Em um mundo globalizado, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, a diferenciação é uma questão de _____ para as organizações. Para que uma organização seja efetivamente percebida como diferente, a vantagem competitiva oferecida por ela precisa ser única, _____ de imitar, sustentável, _____ à competição e aplicável em diversas situações. Vantagens competitivas podem ser copiadas pelas concorrentes em curto espaço de tempo, o que obriga as organizações a buscar outras vantagens. Uma alternativa para dificultar o _____ das vantagens competitivas realizada pelas concorrentes é a definição de um posicionamento, explicado por Kotler como “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. O resultado será a criação de um(a) _____, ou seja, uma razão convincente para que o consumidor compre determinado produto ou até mesmo mude de marca.

(LUPETTI, 2012, adaptado)

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A honra – rápida – incomparável – merchandising – diferencial.
  • B posicionamento – fácil – inexistente – briefing – lovemark.
  • C escolha – impossível – equivalente – follow-up – top of mind.
  • D sobrevivência – difícil – superior – benchmarking – proposta de valor.
  • E marketing – possível – inferior – branding – posicionamento.

Recentemente, a empresa de cosméticos Boticário lançou uma da edição limitada da linha Cuide-se Bem Bubbaloo. Os produtos com cheiro de chiclete e embalagem que lembra a tradicional goma de mascar buscam despertar nostalgia e conquistar consumidores.

Esse tipo de estratégia baseada na união de duas marcas para criar um produto ou serviço novo e exclusivo é conhecida como

  • A branding de causas.
  • B love branding.
  • C co-marketing. 
  • D marketing de nostalgia.
  • E co-branding.

Segundo Merlin Stone (1998), a implantação do marketing de relacionamento dentro de uma empresa pode ser dividida em quatro etapas: (1) desenvolvimento e análise estratégica; (2) estratégia de informações e gestão de clientes; (3) planejamento e marketing interno; e (4) ativação e adaptação.
Assinale a opção que indica atividades previstas para a fase 2.

  • A Auditar e controlar os pontos de contato entre a empresa e seus clientes, elaborando os fluxos de informação e identificando oportunidades para aprimorar o relacionamento e o resultado para o negócio.
  • B Implementar estratégia definida por meio das políticas de produto, preço, comunicação e distribuição e, também, de atendimento.
  • C Planejar as atividades da área de marketing a partir da definição estratégica da empresa e das informações apresentadas no database.
  • D Definir as atividades de pós-marketing, em que a empresa deverá identificar o grau de satisfação do cliente em relação a todo o processo gerado a partir da estratégia de relacionamento.
  • E Desenvolver a missão, valores, objetivos e estratégia da empresa, levando-se em conta as características e o perfil dos clientes e as necessidades de construir e manter relacionamentos lucrativos e duradouros com esses clientes.

Certa marca desenvolveu uma campanha nas redes sociais optando por uma estratégia de marketing que envolve a colaboração com influenciadores digitais.
Qual métrica seria mais indicada para avaliar o impacto da parceria na construção da reputação da marca?

  • A Número de seguidores do influenciador
  • B Número de postagens patrocinadas
  • C Taxa de engajamento nas redes sociais da marca
  • D Alcance total das postagens do influenciador
  • E Sentimento da marca nas redes sociais