Questões de Estratégias de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca

O planejamento estratégico de recursos humanos é uma ferramenta que pode favorecer o setor de Recursos Humanos, tanto em empresas quanto na Administração Pública. Para reter talentos e melhorar a eficiência na prestação dos serviços públicos, a Administração Pública pode implementar estratégias relevantes. Analise os itens abaixo e atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F):

(__) Promover qualidade de vida no trabalho.
(__) Criar uma cultura organizacional positiva.
(__) Estabelecer assertividade na comunicação.
(__) Estabelecer uma cultura racional e mecanicista visando a eficiência.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, V, V, F.
  • B F, V, V, V.
  • C V, V, V, V
  • D V, V, F, F.

Um aspecto crucial da Gestão de Pessoas é a divisão e a organização do trabalho.
Para que essa divisão seja eficaz, é fundamental realizar uma análise que avalie as especificações do cargo em relação ao ocupante. Essa análise identifica os requisitos, as responsabilidades e as condições de trabalho, assegurando que as atribuições estão alinhadas às capacidades e às qualificações do colaborador.
Assinale a opção que apresenta um requisito mental da análise de trabalho.

  • A Experiência anterior.
  • B Concentração mental.
  • C Supervisão de pessoas.
  • D Contatos externos.
  • E Risco de acidentes.

A respeito do dimensionamento, do provimento e da movimentação da força de trabalho, julgue o item a seguir.


A contratação de estagiários na administração pública visa ao suprimento de carências temporárias de pessoal. 

  • Certo
  • Errado

A respeito do dimensionamento, do provimento e da movimentação da força de trabalho, julgue o item a seguir.


Os métodos de dimensionamento da força de trabalho elaboram o detalhamento por unidade, mas não generalizam os resultados para outros contextos.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir. 


As reuniões de tomada de decisão devem focar exclusivamente nos dados quantitativos coletados, já que os dados qualitativos, como feedbacks e opiniões, tendem a ser subjetivos e menos confiáveis para decisões estratégicas.

  • Certo
  • Errado