Questões de Estratificação e desigualdade social (Sociologia)

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Entre os fenômenos típicos do capitalismo está a mercantilização. As sociedades, na Idade Média, eram pouco mercantilizadas, e o indivíduo tinha sua sobrevivência pautada pelo apoio de instituições como igreja e família e não pelos contratos de trabalho. A consolidação do capitalismo destruiu as formas pré-mercantilizadas de proteção social, o que implicou a necessidade da venda da força de trabalho, causando a alienação dos trabalhadores. Por isso, de acordo com o sociólogo dinamarquês Esping-Andersen, os movimentos trabalhistas sempre lutaram pela desmercantilização do trabalho. Atualmente, esse conceito é considerado uma inovação nas análises de políticas sociais dentro do contexto de proteção social.
Com relação à ideia de desmercantilização do trabalho, analise as afirmativas a seguir.
I- A concepção de desmercantilização deve incorporar a possibilidade de cada cidadão decidir e optar livremente por não trabalhar quando assim considerar ou julgar necessário, podendo e tendo como sobreviver dignamente por meio da sua inserção no mercado.
II- A desmercantilização do trabalho é uma pré-condição para que os trabalhadores tenham um nível tolerável de bem-estar e segurança social. Sem desmercantilização os trabalhadores teriam maiores dificuldades em agir coletivamente.
III- A desmercantilização do trabalho faz referência ao grau de autonomia e independência que as políticas sociais conseguem garantir aos indivíduos de sobreviverem através das relações do mercado, uma vez que a mercantilização fortaleceria a organização dos trabalhadores e enfraqueceria o poder e a autoridade dos patrões.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Sobre a pobreza, seus conceitos e possibilidades de mensuração, analise as afirmativas a seguir.
I- Uma das formas mais tradicionais de se caracterizar a pobreza tem sido defini-la como insuficiência de renda. Para medir sua incidência sobre as populações, são utilizados indicadores como o PIB per capita de um país.
II- O conceito de pobreza absoluta está relacionado à linha da pobreza, representada por um valor de renda capaz de garantir a satisfação de necessidades básicas, sejam elas alimentares ou outras.
III- O PIB é um indicador de pobreza adequado tanto para economias baseadas em trocas monetárias, nas quais o atendimento às diversas necessidades é garantido através do dinheiro, como para aquelas em que a obtenção do bem-estar não se dá apenas através do dinheiro.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Segundo Guacira Lopes Louro em Gênero, Sexualidade e Educação (1998), qual o papel da escola no debate sobre as relações de gênero?

  • A Combater as diferenças existentes.
  • B Promover a igualdade sexual.
  • C Participar na produção das diferenças.
  • D Orientar as diferenças existentes.
  • E Participar na produção da igualdade.

Qual é o produto principal de uma educação eurocêntrica?

  • A Difusão de valores ameríndios.
  • B Emancipação dos povos originários.
  • C Reprodução de preconceitos.
  • D Conscientização globalizada.
  • E Valorização do Sul Global.

Ao pensar as desigualdades educacionais, Pierre Bourdieu parte do princípio de que, no processo de aprendizado, a instituição escolar tem como referência

  • A a posição do sujeito no campo educacional.
  • B a posição do sujeito no campo cultural.
  • C o capital cultural acumulado na família.
  • D o capital cultural acumulado na religião.
  • E o habitus incorporado na pré-alfabetização.