Questões de Estratificação e desigualdade social (Sociologia)

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Observe a imagem a seguir:


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Várias análises podem ser elaboradas com base na imagem. No entanto, um tema se torna central e pode ser compreendido como a(o,as)

  • A disputa por territórios na região urbana de países desenvolvidos.
  • B desigualdade arquitetônica das grandes metrópoles no mundo.
  • C aumento da população provocada pela equidade socioeconômica.
  • D diferenças socioeconômicas entre as classes sociais de um país.
  • E crescimento dos territórios habitáveis e utilizados pela população.

Leia o texto a seguir:

Num certo sentido, a sociedade brasileira criou o melhor dos dois mundos. Ao mesmo tempo que mantém a estrutura de privilégio branco e a subordinação não branca, evita a constituição da raça como princípio de identidade coletiva e ação política. A eficácia da ideologia racial dominante manifesta-se na ausência de conflito racial aberto e na desmobilização política dos negros, fazendo com que os componentes racistas do sistema permaneçam incontestados, sem necessidade de recorrer a um alto grau de coerção.
NOGUEIRA, Oracy. Tanto preto quanto branco: estudos de relações raciais. São Paulo: T. A. Queiroz.1979, p. 246.

Diante da perspectiva abordada pelo texto, a Sociologia pode contribuir para desconstruir as ideias apresentadas por meio da(do)

  • A teorização do racismo para elaborar quadros explicativos e justificáveis desses argumentos.
  • B desenvolvimento de pesquisas estatísticas, apresentando a necessidade das desigualdades.
  • C prática do discurso institucionalizada nas sociedades burguesas e da produção capitalista.
  • D elaboração de novos métodos de pesquisa, possibilitando diminuir o racismo na vida prática.
  • E conscientização dos processos de desigualdade e, da concepção e mobilização antirracistas.

A estratificação social para Max Weber pode ser dividida em três sistemas. Cada um deles apresenta uma hierarquia própria, embora haja uma relação estreita entre eles.
Os conceitos sociológicos que possibilitam compreender esses sistemas de estratificação são:

  • A a classe, o status e o poder.
  • B a política, o social e a renda.
  • C o poder, a classe e a casta.
  • D o econômico, a renda e a moeda.
  • E a honra, os bens e o destino.

Leia o texto a seguir:

Cada derrota do imperialismo, como na Síria e Iraque (menor na Líbia e Palestina) é um passo concreto na direção da libertação do Oriente Médio. As forças populares, democráticas e de esquerda devem ampliar sua capacidade organizativa entre as massas e construir as condições para edificar uma nova sociedade. E o Oriente também anseia por grandes mudanças, afinal, foi onde a Revolução Russa ocorreu há 100 anos.
BUZETTO, Marcelo. As lutas sociais e políticas no Grande oriente Médio: entre as guerras imperialistas e a resistência popular. Lutas Sociais, São Paulo, vol. 20, n.37, p.181, jul./dez. 2016.

A perspectiva apresentada no texto impulsiona sociologicamente a

  • A opressão, o sionismo e o fortalecimento da monarquia nacionalista.
  • B construção de um movimento de reação regional e internacional.
  • C intervenção militar com o apoio de setores políticos dominantes.
  • D mobilização da política de direita contra as pressões internacionais.
  • E política de desestabilização da ordem social interna.

Observe os gráficos a seguir:


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A reflexão sociológica acerca dos temas apresentados nos gráficos permite concluir que

  • A a diferença dos grupos sociais no Brasil é consequência das políticas de concentração de renda ocorridas nas classes mais ricas.
  • B a desigualdade racial também tem repercussão na desigualdade de gênero, principalmente no que se refere à ocupação profissional.
  • C as mulheres têm sempre um valor significativo de crescimento em relação aos homens nos diferentes grupos étnicos.
  • D a igualdade entre homens e mulheres é verificada nos dados que relacionam grupos étnicos e a ocupação profissional.
  • E a relação étnico-racial é percebida nos gráficos como definição das políticas públicas de diminuição das oportunidades de brancos.