Questões de Estudo da Cor (Arquitetura)

Limpar Busca
Em um projeto de demolir e construir, as partes a serem demolidas devem estar representadas em que cor na planta? 
  • A Azul.
  • B Amarelo.
  • C Vermelho.
  • D Verde.
  • E Preto.

Considere duas retas perpendiculares ao segmento AB, passando por A e por B. Para construir, com compasso, um arco gótico equilátero concordante a essas retas, é necessário

  • A encontrar o ponto médio M do segmento AB, em seguida colocar a ponta seca do compasso em M e com medida MA ou MB traçar o arco AB.
  • B traçar a mediatriz de AB, achando o ponto médio M, determinando a altura MC, em seguida colocar a ponta seca do compasso em A e B com abertura MC, traçando os arcos.
  • C prolongar para cima as duas perpendiculares e traçar pelos pontos A e B duas retas que formam com AB um ângulo igual a 30°, encontrando os pontos C e D, em seguida, colocar a ponta seca do compasso nos pontos C e D, com abertura igual a CD e traçar os arcos.
  • D traçar a mediatriz do segmento AB, encontrando o ponto médio M, em seguida, colocar a ponta seca do compasso no ponto M e com abertura igual a MB traçar o arco.
  • E com a ponta seca do compasso em B e abertura AB traçar um arco, em seguida, colocar a ponta seca do compasso em A e com abertura AB traçar outro arco, definindo o ponto C.

A luz age de forma vital sobre todas as ações do homem e permite que se tenha percepção das cores pela sensibilização dos componentes dos olhos. Sobre a teoria da cor para arquitetura, analise as afirmativas.

I - Cores quentes afastam as superfícies e são mais relaxantes e calmantes, ideais para ambientes pequenos.

II - Cores frias aproximam as superfícies, são mais enérgicas e ideais para grandes ambientes ou para encurtar corredores.

III - Tons de preto, branco e cinza transmitem sofisticação, mas também podem tornar-se impessoais e transmitir autoritarismo e frieza.

IV - Combinações de cores complementares podem criar combinações vivas e vibrantes, cheias de energia devido ao uso de cores contrastantes.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e IV, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D III, apenas.
O CorelDRAW permite ajustar a cor e o tom dos bitmaps, utilizando-se determinados efeitos. O efeito “equalização local” permite
  • A melhorar o contraste próximo às bordas para revelar detalhes em regiões claras e escuras.
  • B executar correções de cores com precisão, controlando valores individuais de pixels.
  • C remover o componente de matiz e converter cada cor em seu equivalente em tons de cinza.
  • D alterar as cores e sua riqueza, assim como a porcentagem de branco em uma imagem.
  • E substituir uma cor por outra, definindo o matiz, a saturação e a iluminação para a nova cor.
Assinale a alternativa que apresenta uma das regras válidas para a arte impressionista.
  • A Os contrastes de luz e sombra na tela devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
  • B As figuras devem ter contornos nítidos, de modo que representem realisticamente as imagens ao ser humano.
  • C As cores e tonalidades devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor, de forma a criarem nuanças.
  • D As sombras não devem ser luminosas e coloridas, pois expressam a total ou parcial ausência da incidência da luz.
  • E Os tons pictóricos não devem se modificar repetidamente, pois prejudicariam a apreensão correta de uma imagem.