Questões de Estudo do Comportamento Alimentar (Nutrição)

Limpar Busca

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as práticas alimentares aos seus possíveis impactos.

Coluna 1

1. Usar recompensas para que a criança coma.
2. Forçar a criança a “limpar o prato”.
3. Manter a criança atenta ao momento da refeição.

Coluna 2

( ) Prejudica a capacidade de autorregulação do apetite.
( ) Contribui para o desenvolvimento de uma relação positiva com a comida.
( ) Estimula uma relação de dependência entre comida e recompensas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 2 – 3 – 1.
  • B 3 – 1 – 2.
  • C 1 – 2 – 3.
  • D 2 – 1 – 3.
  • E 1 – 3 – 2.

A Nutrição Comportamental e as abordagens de Mindful Eating (ME) e Comer Intuitivo (CI) estão se consolidando como alternativas promissoras no campo da nutrição. Essas práticas focam na relação do indivíduo com a comida e em como a mente e o corpo reagem durante a experiência alimentar. Sobre as intervenções baseadas nessas abordagens e seus princípios, analise as afirmativas abaixo:

I. O Mindful Eating (ME) visa ensinar o indivíduo a reconhecer as diferenças entre fome física e fome emocional, incentivando o ato de comer em resposta aos sinais de fome e saciedade.
II. O Comer Intuitivo (CI) tem como foco a restrição de grupos alimentares específicos, promovendo uma alimentação baseada nas regras nutricionais tradicionais, com o objetivo principal de perda de peso.
III. O nutricionista que trabalha com Nutrição Comportamental utiliza técnicas como a Entrevista Motivacional e Terapia CognitivoComportamental, ajudando o paciente a lidar com emoções que influenciam o comportamento alimentar.
IV. As abordagens de Nutrição Comportamental e Mindful Eating buscam modificar diretamente a qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos, sem considerar os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos no ato de comer.
Pode-se afirmar que:

  • A Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
A abordagem biológica da nutrição não tem sido eficaz para trazer à população as estratégias facilitadoras para a mudança do comportamento alimentar. Sobre a função social dos alimentos, assinale a alternativa incorreta
  • A O contexto social no qual os alimentos são apresentados e consumidos impactam o comportamento alimentar dos indivíduos
  • B Os alimentos e o ato de comer são carregados de representações e significados
  • C O comportamento alimentar é aprendido na infância pela repetição e incorporado com reflexão consciente ao longo da vida
  • D Fatores psicossocioculturais como cultura, religião, classe social, renda, nível de escolaridade, acesso e disponibilidade de alimentos são determinantes para as escolhas alimentares
  • E As informações divulgadas pelos meios de comunicação, especialmente a televisão, influenciam a compra e o consumo de alimentos

Analisar a sentença abaixo:
O modelo de tratamento chamado Mantra (Maudsley Model of Anorexia Nervosa Treatment for Adults) pode ser uma alternativa à Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), auxiliando na flexibilização do pensamento (1ª parte). É um tratamento cognitivo interpessoal que se baseia nas técnicas da Entrevista Motivacional (EM) e da TCC (2ª parte). O foco é a mudança emocional e social, e não o peso e a forma do corpo, pois se assume que estes sirvam para evitar o contato com o problema de base (3ª parte). Nesse modelo, os pacientes são induzidos a reconhecer, expressar e equilibrar as emoções e as necessidades (e não suprimi-las ou evitálas), desenvolvendo autocompaixão (4ª parte).
A sentença está: 

  • A Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. 
  • B Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
  • C Correta somente em suas 3ª e 4ª partes. 
  • D Totalmente incorreta. 
  • E Totalmente correta.

Considerando as teorias comportamentais em Educação Alimentar e Nutricional, no Modelo Transteórico, a fase em que o indivíduo foi instruído a fazer uma mudança, mas não a faz, apenas pensa a respeito, é definida como:

  • A ação
  • B preparação
  • C manutenção
  • D contemplação
  • E pré-contemplação