Questões de Estudo Social, Pareceres, Perícia Social, Relatório Social e Laudo Social (Serviço Social)

Limpar Busca

Instrumento que possibilita o acesso a determinados serviços, programas e benefícios, bem como a efetivação de direitos ou subsídio de pareceres sociais, que apreende o processo de conhecimento da realidade social, ou seja, é o estudo da demanda colocada ao profissional no seu espaço ocupacional. O trecho refere-se ao(à):

  • A Parecer social.
  • B Relatório social.
  • C Estudo social.
  • D Acolhimento social.
  • E Entrevista domiciliar.

No que tange às competências profissionais nos diferentes espaços ocupacionais e seus instrumentos técnico-operativos, são instrumentos diretos (“face a face”):

  • A Parecer social e trabalho em grupo.
  • B Estudo social e perícia social.
  • C Estudo social e parecer social.
  • D Entrevista e acolhimento social.
  • E Entrevista e relatório social.

Analise as assertivas abaixo sobre entrevistas nos processos de trabalho:

 Através de um roteiro previamente elaborado, o entrevistador formula as perguntas conforme a ordem estabelecida. Geralmente, esse instrumento tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico dos usuários, além de outras características exigidas como critérios de inclusão em programas sociais.
 Permite ao entrevistador explorar amplamente determinada questão, visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional, e as perguntas devem ser formuladas sem que haja introdução das respostas.
São elaboradas perguntas abertas e fechadas. É a mais utilizada, por favorecer uma maior interação entre entrevistador e entrevistado. 

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os tipos de entrevista apresentados nos trechos acima.

  • A Estruturada – Semiestruturada – Não estruturada.
  • B Estruturada – Não estruturada – Semiestruturada.
  • C Semiestruturada – Não estruturada – Estruturada.
  • D Semiestruturada – Estruturada – Não estruturada.
  • E Não estruturada – Estruturada – Semiestruturada.

A produção de documentos e a emissão de opinião técnica por profissionais de Serviço Social, por meio de diversos tipos de registros, como informes, relatórios, laudos e pareceres, faz parte das atribuições e competências profissionais de assistentes sociais. Embora não exista um modelo ideal de relatórios, laudos e pareceres, pois os profissionais gozam de autonomia, existem parâmetros que devem ser considerados na elaboração de um laudo social em uma ação judicial. Um desses parâmetros estabelece que o laudo deve

  • A reunir o maior número de dados possíveis para alcançar a verdade dos fatos.
  • B juntar documentos para comprovar as informações contidas, pois é isto que confere legitimidade ao parecer.
  • C ser descritivo, para não deixar dúvidas quanto à veracidade dos dados nele contidos.
  • D reproduzir de modo literal as falas dos usuários, para embasar o posicionamento profissional.
  • E articular os dados com a totalidade que explica a situação em análise, de modo a evitar interpretações com viés punitivista.

De acordo com Fávero (2014, p. 53-54), [...]é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais. [...] de sua fundamentação rigorosa, teórica, ética e técnica, com base no projeto da profissão, depende a sua devida utilização para o acesso, garantia e ampliação de direitos dos sujeitos usuários dos serviços sociais e do sistema de justiça.

  • A Parecer social.
  • B Visita técnica.
  • C Estudo de caso.
  • D Estudo social.
  • E Avaliação socioeconômica.