Questões de Estudos de Usuários (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Acerca do estudo de usuário, da automação de bibliotecas e do gerenciamento de documentos eletrônicos, julgue o item que se segue.


Em uma entrevista para estudo de usuário, questões idênticas oriundas de diferentes pessoas podem exigir respostas muito diferentes, pois, ainda que o assunto seja o mesmo, a quantidade, o nível e a forma do material talvez não sejam iguais. 

  • Certo
  • Errado

Uma das definições citadas por Cunha (2015) na obra “Manual de Estudo de Usuários da Informação” caracteriza o usuário da informação como “a pessoa ou organização que necessita informação especializada de um centro ou serviço de informação existente”. Com base nessa informação, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o termo à sua definição.

COLUNA I

1. Usuário experiente (experimental user, expert user)
2. Usuário final (end-user)
3. Usuário com necessidades especiais (special needs)
4. Usuário real (real user)
5. Usuário interno (internal user)
6. Usuário novato (novice user)


COLUNA II

(   ) Pessoa para a qual são encaminhados os resultados.
(   ) Usuário com o qual a unidade de informação já́ estabeleceu contato por meio de seus produtos e / ou serviços informacionais; usuário ativo; contrário de usuário potencial.
(   ) Usuário potencial.
(   ) Usuário que pode ser portador de deficiências visuais ou auditivas, ou ter necessidades físicas especificas ou distúrbios de aprendizagem.
(   ) Usuário que utiliza, de forma regular, o sistema ou unidade de informação, portanto, está familiarizado com a maioria de suas funções e pode lidar com qualquer problema que venha surgir no sistema.
(   ) Usuário que nunca utilizou um sistema ou unidade de informação.


Assinale a sequência correta.

  • A 4 5 6 3 1 2
  • B 5 2 1 4 6 3
  • C 2 4 5 3 1 6
  • D 6 3 4 2 5 1

Cunha (2015), no livro “Manual de estudo de usuário”, apresenta a seguinte definição para a realização de estudos de usuários: “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação em uma biblioteca ou em um centro de informação”. Para tanto, é necessário validar algumas questões para o projeto de estudo de usuários.
Analise as questões a seguir.

I. O que queremos saber sobre os usuários da informação?
II. Por que precisamos saber sobre os usuários?
III. Qual o objetivo principal do estudo de usuários?
IV. Para quem será́ útil saber sobre os usuários?
V. Onde podemos saber sobre os usuários?
VI. Como podemos saber sobre os usuários?
VII. Quais são os métodos de coleta de dados apropriados para o estudo de usuários?
VIII. Quando podemos saber sobre os usuários?

São questões necessárias à validação do projeto de estudo dos usuários:

  • A I, III, IV e VIII, apenas.
  • B II e V, apenas.
  • C I, III, VI e VII, apenas
  • D I, II, IV, V, VI e VIII, apenas.

Os estudos de usuário vão de amplos levantamentos de comportamento de busca da informação de grandes comunidades; por exemplo, físicos, psicólogos, pessoal de pesquisa e desenvolvimento, a estudos mais restritos de usuários de uma biblioteca particular, a levantamentos mais específicos de uso de um serviço ou instrumento. No que tange a esse as informações expostas, analise as assertivas abaixo, indicando a correta.

  • A Uma análise da literatura vai revelar a predominância, em termos de citações em revisões e referências, dos estudos de uso, principalmente os ligados à área de Ciência e Tecnologia. Dentre esses, sobressaem os de canais, que partem da divisão entre canal formal e informal de transmissão da informação e procuram conhecer como se processa essa transmissão.
  • B Nota-se, uma preocupação com a avaliação dos serviços e com o grau de satisfação do usuário, no que lhe é oferecido pela biblioteca. Esses estudos, de uma maneira geral, revelaram um conhecimento acentuado de como utilizar os instrumentos bibliográficos e facilidades das bibliotecas.
  • C Uma constatação que se pode fazer é, se de um lado há uma preocupação com uma ampla gama de aspectos a serem estudados, a nível teórico de especulação, observa-se por outro, algumas poucas tendências marcantes em termos de estudos e resultados. Essa conservação existente entre o discurso dos especialistas e o que se realiza em termos práticos de estudos é bastante significativa e reveladora do estado de desenvolvimento do setor.
  • D Observa-se, que a tendência do campo da biblioteconomia é estudar o uso da informação e daí atingir a necessidade. Tanto é que muitas das revisões de literatura da área falam de “uso” quando na realidade tratam de “necessidades e uso” principalmente. E a predominância desse último estudo reforça essa observação.
  • E Uma falha encontrada, é a preocupação com a acessibilidade, constituindo-se, juntamente com os estudos de canais, mais especificamente os formais, uma das menores tendências de estudo no campo.

Falar em usuário não constitui nenhuma novidade em termos de biblioteconomia. Em seu nome, tudo se faz ou se deixa de fazer nas bibliotecas. Isso dito, abre-se um leque sobre quais as contribuições concretas dos estudos de usuário para o trabalho das bibliotecas, envolvendo tipos de estudos que seriam mais adequados para dar suporte a diferentes atividades, as preocupações básicas do campo e suas justificativas. Portanto, analise as assertivas abaixo, selecionando a correta.

  • A É relativamente antiga a preocupação maior com o usuário, em comparação com as demais áreas da biblioteconomia. Esse interesse pode ser visto, como um reflexo de uma tendência da sociedade, ao dar maior atenção aos estudos de consumidores, de uma maneira geral, e, particularmente, aos estudos de mercado.
  • B A ênfase a esses estudos talvez seja devida ao desenvolvimento dos grandes sistemas de informação. O custo, aliado ao benefício, principalmente se o sistema for automatizado, teria levado a uma maior preocupação com possíveis falhas a serem previamente detectadas e corrigidas, exigindo maior consideração de todos os aspectos nele envolvidos, aí incluindo o usuário. O crescimento na área está diretamente relacionado ao da Ciência da Informação.
  • C Os estudos de usuário e seus resultados ainda provocaram um impacto significativo nas bibliotecas. O estado extremo de desenvolvimento da área é o grande responsável pela grande aplicação prática dos resultados.
  • D As primeiras pesquisas tiveram um valor essencialmente abstrato, foram realizadas em bibliotecas e nos laboratórios, para tomada de decisão a respeito de problemas diários e específicos, de bibliotecas isoladas. Esse aspecto abstrato, marcou profundamente o desenvolvimento do campo e esse caráter “para fora” não constituirá fator de empecilho ao seu desenvolvimento.
  • E Seu desenvolvimento está indiretamente ligado à aplicação da teoria de sistemas, dos princípios da administração científica e da técnica do planejamento a bibliotecas, com o estudo científico dos diferentes componentes do sistema.