Questões de Ética da Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda foi aprovado pela categoria em 1957. De acordo com o Código,

  • A os veículos faturarão sempre em nome dos anun-ciantes, enviando as notas às agências por eles responsáveis para cobrança.
  • B o profissional de propaganda poderá trabalhar em duas agências, desde que ambas tenham conhecimento e aprovem tal comportamento.
  • C a publicidade remunerada não pode ser considerada propaganda porque esta última tem fins políticos.
  • D o corretor de publicidade e propaganda é um uma pessoa jurídica que representa o seu cliente na agência de publicidade.
  • E a comissão percebida pelo corretor é sempre a mes-ma concedida às agências.

Assinale a opção correta a respeito de ética na comunicação.

  • A De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental e os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse.
  • B Manuais de relacionamento com a imprensa são instrumentos para orientar os padrões a serem seguidos nas interações da organização com suas fontes.
  • C Guias, manuais, códigos de conduta ou documentos orientadores são instrumentos utilizados, de forma geral, pelas organizações para definir como o público externo pode lidar com as mídias sociais.
  • D Responsabilidade pelos conteúdos postados e respeito à audiência são alguns dos elementos comumente associados a uma conduta pouco ética do público interno organizacional na esfera online.
  • E A criação de políticas que orientem a conduta do público interno de uma organização nas mídias sociais e no relacionamento com os diferentes públicos externos é de responsabilidade exclusiva da assessoria de comunicação.

Com base no Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A radiodifusão estatal é aceita na medida em que seja exclusivamente cultural, educativa ou didática, podendo conter publicidade comercial. II. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) terá uma Comissão de Ética formada por 10 membros escolhidos e pertencentes à diretoria, cujo mandato será coincidente com seus mandatos na diretoria. III. As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, somente de sua produção, considerando que a radiodifusão é um meio popular e acessível à quase totalidade dos lares.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas a assertiva I está correta.
  • D Apenas a assertiva II está correta.
  • E Apenas a assertiva III está correta.

Assinale a alternativa que se apresenta como um dos artigos do Capítulo II – Programação, do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira.

  • A As emissoras transmitirão entretenimento do melhor nível artístico e moral, seja de sua produção, seja adquirido de terceiros, considerando que a radiodifusão é um meio popular e acessível a quase totalidade dos lares.
  • B Reconhecendo a publicidade como condição básica para a existência de uma Radiodifusão livre e independente, as emissoras diligenciarão no sentido de que os comerciais sejam colocados no ar em sua integridade e nos horários constantes das autorizações.
  • C As emissoras manterão elevado padrão de relacionamento entre si, não combatendo uma às outras, senão pelo aprimoramento das respectivas programações.
  • D Os programas jornalísticos, gravados ou diretos estão livres de qualquer restrição, ficando a critério da emissora a exibição, ou não, de imagens ou sons que possam ferir a sensibilidade do público. Os programas ao vivo serão de responsabilidade dos seus diretores ou apresentadores que observarão as leis e regulamentos vigentes assim como o espírito deste Código.
  • E As emissoras sujeitarão suas desinteligências ao arbítrio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, acatando-lhe as decisões, quando não solucionadas pelas entidades estaduais ou regionais.

Considere o seguinte caso: um profissional vai ilustrar uma reportagem que será exibida por um veículo de comunicação como a televisão ou a internet. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento fora dos padrões éticos e de responsabilidade que devem ser adotados neste caso.

  • A Usar imagens do YouTube relacionadas à reportagem, sem checar sua veracidade.
  • B Produzir imagens por softwares de computação gráfica da equipe de produção.
  • C Usar imagens externas captadas por profissionais credenciados do veículo de comunicação.
  • D Usar imagens disponibilizadas no perfil oficial de atletas, no Twitter, comunicando a fonte à audiência.
  • E Usar imagens de arquivo pertencentes ao veículo de comunicação.