Questões de Ética e Liberdade (Filosofia)

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Para Henrique Dussel importa a tomada de consciência no processo de libertação, uma vez que as éticas da libertação estabelecem críticas radicais contra as éticas europeias e estadunidense, a práxis da libertação tem por sujeito histórico específico a comunidade crítica

  • A de comunicação.
  • B da geopolítica.
  • C da história.
  • D do eu.
  • E das vítimas.

Leia o texto a seguir.

[...] “O fato de os ricos serem geralmente poucos e os pobres serem muitos faz com que estas duas partes pareçam seguimentos opostos entre as existentes na cidade, e faz igualmente que a predominância das pretensões de uma ou de outra determine as formas de governo, a ponto de se pensar que há apenas duas formas”.

ARISTÓTELES, Livro IV, Capítulo III, 1291b.


Na Ética a Nicômaco, Aristóteles explica sobre as formas de governo. Acerca delas, Aristóteles afirma que são de espécies variadas

  • A a demagogia e o parlamentarismo.
  • B a monarquia e a aristocracia.
  • C o principado e o despotismo.
  • D a democracia e a oligarquia.
  • E a tirania e a república.

O objeto da ética é o comportamento humano do interior de cada sociedade, assim como o estudo dos níveis aceitáveis que garantem a convivência pacífica dentro das sociedades e entre elas. Assim, está incorreto o que se afirma em:

  • A A função principal de um código de ética é começar pela definição dos princípios que o fundamentam e se articula em torno de dois eixos de normas: direitos e deveres.
  • B A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão dissociados.
  • C Os princípios éticos e morais são, na verdade, os pilares da construção de um profissional que representa o Direito Justo, distinguindo-se por seu talento e principalmente por sua moral e não pela aparência.
  • D O mundo ético é o mundo do “deve ser” (mundo dos juízos de valor), em contraposição ao mundo do “ser” (mundo dos juízos de realidade). Todavia, “a moral é a parte subjetiva da ética”.

Julgue o item a seguir.


A ética, enquanto um construto filosófico, é uma entidade estática e definitiva, desprovida de complexidades ou nuances, que não requer qualquer forma de revisão ou análise contínua para se adequar aos desafios éticos emergentes na sociedade moderna. 

  • Certo
  • Errado

Com efeito, se a existência precede a essência, nada poderá jamais ser explicado por referência a uma natureza humana dada e definitiva; ou seja, não existe determinismo, o homem é livre, o homem é liberdade. Por outro lado, se Deus não existe, não encontramos já prontos valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. [...] Estamos condenados a ser livres. Estamos sós, sem desculpas. [...] Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.

SARTRE, J.P. O existencialismo é um humanismo. São Paulo: Nova Cultural, 1987. p. 9.


Conforme se lê no trecho acima, quanto ao existencialismo, Jean-Paul Sartre afirma que

  • A a sociedade moderna possibilitou um tal nível de liberdade individual que ela se tornou um fardo para os seres humanos.
  • B o ser humano foi agraciado, como criatura divina, com o dom da liberdade.
  • C o ser humano pode exercer a verdadeira liberdade apenas em uma sociedade justa e igualitária.
  • D o próprio ser humano é quem deve, no nível individual, criar as condições para o exercício da sua liberdade.
  • E os seres humanos não podem se evadir da condição de serem responsáveis por seus atos e escolhas