Questões de Ética na Comunicação Social (Relações Públicas)

Limpar Busca

Eventos têm como uma de suas matérias-primas as pessoas. A ética profissional, o uso do bom senso e a habilidade de manter uma boa relação interpessoal é fundamental para equipe de organização executar um evento com sucesso. Para isto, é visto como uma postura adequada do Técnico em Eventos:

  • A Manter o bom humor, com brincadeiras excessivas e respeitando o limite e espaço de cada um.
  • B Cumprimentar todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, tendo cuidado com a altura da voz e não fazendo o uso de termos de baixo calão.
  • C Atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário do evento, sempre mantendo o aparelho em modo silencioso.
  • D Atender com cordialidade apenas as autoridades presentes e direcionar o atendimento da equipe de cerimonial apenas para os convidados de honra.
  • E Utilizar de rispidez e uso da força para gerenciar conflitos durante uma solenidade.

No que concerne ao sigilo profissional, quando o profissional de relações públicas

  • A tiver a obrigação de manter sigilo de alguma ação, ele deverá fazê-lo mesmo se se tratar de fato delituoso, previsto em lei, a fim de preservar os públicos envolvidos da consequência inerente à denúncia do fato.
  • B tenha de guardar sigilo de ações que lhe foram confiadas em razão de seu ofício, ele é obrigado a revelar assuntos ainda que sejam lesivos a seus clientes e empregadores ou que firam a sua lealdade com eles em funções que venham a exercer.
  • C integra uma equipe, o cliente deverá ser informado de que seus membros poderão ter acesso a material referente a projetos e ações.
  • D tiver de realizar uma perícia, deverá dispor de todas as informações pertinentes e servir à autoridade que o designou, expondo-as devida e necessariamente para a solução da demanda.

Com relação à atuação profissional e aos serviços que abrangem a área das relações públicas e a atividade de assessoria de imprensa, julgue o item.


O jabá é uma espécie de brinde, destinado a jornalistas, que compõe todos os presskits, como parte do trabalho de divulgação e de aproximação com os profissionais da imprensa, com vistas a melhorar o relacionamento com a organização assessorada. 
  • Certo
  • Errado

Considere que um profissional de relações públicas atua junto à Câmara Municipal do interior para influenciar questões que sejam do interesse de seu cliente, mas ele não praticou crime, nem mesmo feriu os preceitos éticos de relações públicas. Tal atividade é denominada

  • A public affairs.
  • B comunicação dirigida.
  • C goodwill. 
  • D lobby. 
  • E divulgação.

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, assinale a alternativa correta.

  • A Um dos princípios fundamentais da profissão é o compromisso do profissional em empenhar-se na criação de estruturas e canais de comunicação de modo a favorecer que a organização ou cliente controle as informações que circulam a seu respeito.
  • B Na ocorrência de ações judiciais que envolvam direta ou indiretamente as atividades de relações públicas, exige-se a quebra de sigilo profissional.
  • C É permitido ao profissional de Relações Públicas o exercício de Lobby, desde que se atenha às áreas de sua competência, obedecendo às normas que regem as matérias emanadas pelo Congresso Nacional, pelas Assembleias Legislativas Estaduais e pelas Câmaras Municipais.
  • D É vedada a disseminação de informações falsas ou enganosas sobre a organização para a qual atua se isso não for autorizado pelo cliente.
  • E O princípio de solidariedade profissional tem precedência em situações de erro, contravenção penal ou infração ao Código de Ética praticado por outro colega.