Questões de Etnocentrismo e diversidade cultural (Sociologia)

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Qual o significado do conceito de racismo ambiental?

  • A Injustiças ambientais, como no caso de catástrofes climáticas que afetam de forma mais incisiva populações privilegiadas, como habitantes de condomínios de luxo em áreas de preservação ambiental.
  • B Justiças ambientais, como no caso de leis de preservação da natureza que afetam de forma igualitária populações de uma mesma região.
  • C Justiças ambientais, como no caso de leis de preservação da natureza que afetam de forma mais incisiva populações vulneráveis, como negras, indígenas e ribeirinhas.
  • D Injustiças ambientais, como no caso de catástrofes climáticas que afetam de forma igualitária populações de uma mesma região.
  • E Injustiças ambientais, como no caso das catástrofes climáticas que afetam de forma mais incisiva populações vulneráveis, como negras, indígenas e ribeirinhas.

O conceito de etnia refere-se a indivíduos que compartilham uma herança social e cultural transmitida de geração em geração; também tem um sentido político, de afirmação da diferença cultural enquanto valorização humana. Já a raça, para além de um conceito baseado nas características físicas, é uma categoria histórica, transitória, que se constitui socialmente a partir das relações sociais. Na perspectiva de Eurico (2013), é correto afirmar que os conceitos raça e etnia não são sinônimos, mas complementares. Ainda, o termo raça continua atual, e os aspectos culturais abarcados pelo termo etnia, principalmente quando associados à raça, são motivadores de

  • A valorização.
  • B pertencimento.
  • C integração.
  • D discriminação.
  • E discernimento.
Diversidade Cultural e Étnica são conceitos sociológicos que vem obtendo importância destacada desde o reconhecimento da multilateralidade que as variadas culturas e etnias apresentam e representam no contexto da civilidade e do entendimento global. A ideia da existência de culturas superiores ou “mais modernas” foi substituída pela ideia de simultaneidade, significância e hibridização. Esta postura possibilitou que a afirmação cultural de grupos, comunidades e tribos pudessem desenvolver suas próprias identidades culturais.
Sobre os estudos realizados entre Diversidade e Identidade Cultural e Étnica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Stuart Hall afirma que identidade cultural não é uma característica inata, mas é um constructo resultante das relações sociais, culturais e históricas. Ele argumentou que deve ser analisada tanto em termos individuais quanto coletivos, e deve ser considerada como uma condição historicamente determinada
  • B Homi K. Bhabha sugere que as identidades culturais são híbridas, construídas a partir de elementos de diferentes culturas e tradições. Ele enfatizou a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural e étnica, e desafiou noções reducionistas e estereotipadas
  • C Gloria Anzaldúa reitera que a identidade cultural é frequentemente moldada por fatores de poder, como raça, gênero e sexualidade. Ela enfatiza a importância de desafiar esses sistemas de poder e construir identidades culturais que sejam inclusivas e empoderadoras
  • D Edward Said argumenta que a identidade cultural é frequentemente construída a partir de estereótipos e representações negativas de outras culturas. Ele enfatiza a irrelevância de desafiar essas representações pois as eventuais pontes que possam ser construídas entre diferentes culturas e tradições, desfazem-se ante a homogeneização cultural
O Etnocentrismo é um comportamento social que proporciona a experiência de um choque cultural. De um lado, o indivíduo e o seu grupo social com suas características culturais, religiosas, étnicas, de outro lado, o “outro”, cuja maior dificuldade para o estabelecimento de um comportamento relacional civilizatório se dá pelo exclusivo fato de “ser diferente”. É a Antropologia Social que caminha no sentido de ver a diferença como forma pela qual os seres humanos deram soluções diversas a limites existenciais comuns.
Por este entendimento, assinale a alternativa correta quanto ao multiculturalismo e ao relativismo cultural. 
  • A O multiculturalismo é uma prática política e filosófica que valoriza a diversidade cultural. O relativismo cultural é uma abordagem que afirma a compreensão da realidade mediada pela cultura, perspectiva e contexto
  • B O multiculturalismo é um princípio teórico que prega a hierarquização das várias culturas existentes, tendo como padrão de eficiência a cultura ocidental. O relativismo cultural é uma abordagem que afirma a compreensão da realidade mediada pela cultura, perspectiva e contexto
  • C O multiculturalismo é uma prática política e filosófica que valoriza a diversidade cultural. O relativismo cultural é um entendimento antropológico de que nenhuma sociedade pode ser analisada culturalmente sem que se relativize a análise através de uma comparação com outra sociedade mais evoluída
  • D O multiculturalismo é um princípio teórico que prega a hierarquização das várias culturas existentes, tendo como padrão de eficiência a cultura ocidental. O relativismo cultural é um entendimento antropológico de que nenhuma sociedade pode ser analisada culturalmente sem que se relativize a análise através de uma comparação com outra sociedade mais evoluída
A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO, 1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta. 
  • A O texto afirma que é o determinismo histórico o principal fator que explica as diferenças culturais entre os povos; a causalidade entre os acontecimentos históricos é tal que causa já carrega em si os seus efeitos
  • B O texto afirma que o determinismo biológico é importante fator na determinação das diferenças culturais entre os homens. A herança genética a que os homens estão sujeitos determina uma relação hierárquica entre os povos
  • C O texto afirma que o determinismo geográfico é o principal fator na diferenciação cultural entre os povos. Povos de regiões que conservam semelhanças climáticas e geográficas possuem semelhantes hábitos culturais
  • D O texto afirma que o evolucionismo cultural é o principal fator de diferenciação evolutiva entre os povos a partir do pressuposto de que as diferenças existentes identificam diferentes estágios de desenvolvimento
  • E O texto afirma que a diferenciação cultural entre os povos é marcadamente um processo multifatorial; se não se pode afirmar que fatores biológicos sejam determinantes, também não nega que adaptações genéticas podem favorecer a resiliência cultural; por outro lado, afirma a cultura como processo social, adquirido através da educação e historicamente determinado