A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO, 1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta.
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A O texto afirma que é o determinismo histórico o principal fator que explica as diferenças culturais entre os povos; a causalidade entre os acontecimentos históricos é tal que causa já carrega em si os seus efeitos
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B O texto afirma que o determinismo biológico é importante fator na determinação das diferenças culturais entre os homens. A herança genética a que os homens estão sujeitos determina uma relação hierárquica entre os povos
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C O texto afirma que o determinismo geográfico é o principal fator na diferenciação cultural entre os povos. Povos de regiões que conservam semelhanças climáticas e geográficas possuem semelhantes hábitos culturais
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D O texto afirma que o evolucionismo cultural é o principal fator de diferenciação evolutiva entre os povos a partir do pressuposto de que as diferenças existentes identificam diferentes estágios de desenvolvimento
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E O texto afirma que a diferenciação cultural entre os povos é marcadamente um processo multifatorial; se não se pode afirmar que fatores biológicos sejam determinantes, também não nega que adaptações genéticas podem favorecer a resiliência cultural; por outro lado, afirma a cultura como processo social, adquirido através da educação e historicamente determinado