Questões de Evasão Escolar: causas e conseqüências (Pedagogia)

Limpar Busca

Conforme a Resolução CNE/CEB nº 04/2010, art. 8º , a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta

  • A na erradicação da desigualdade social, que é um desafio a ser enfrentado por toda a sociedade.
  • B no reconhecimento da qualidade de ensino por órgãos internacionais, que podem, assim, investir no país.
  • C na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
  • D no avanço tecnológico, que é um produto da inovação contínua de mentes brilhantes na área da educação e pesquisa.

onforme a Lei 8.069 de 13.07.90 é devido aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:

I. Maus-tratos envolvendo seus alunos.
II. Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares.
III. Elevados níveis de repetência.
IV. Conflitos entre os alunos.

Marque a opção que apresenta todos os itens que estão corretos:

  • A I e II.
  • B I, III e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, II, III e IV.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


O gráfico acima fornece alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD 2022). Acerca de aspectos diversos relativos a acesso, permanência, sucesso e evasão escolar, assinale a opção correta, considerando os dados do gráfico apresentado.
  • A O acesso, a permanência e o sucesso no processo de escolarização depende do estudante e os motivos do abandono escolar expressam muito bem essa realidade.
  • B O abandono escolar tem como única causa a necessidade de um trabalho ou busca por emprego da população.
  • C O debate e a busca por soluções para equacionar o problema do abandono e da evasão escolar precisam contemplar as suas diferentes causas.
  • D A falta de interesse da população brasileira em estudar é um motivo pessoal do abandono e não se articula em nenhum aspecto com a qualidade da educação escolar e as políticas educacionais.
  • E Dados pertinentes à educação colhidos em pesquisas recentes mostram que as experiências escolares somente são ruins na etapa do ensino médio.
Analise as informações a seguir:
I. O ensino superior é visto como uma qualificação que proporciona melhores condições de empregabilidade, a baixa taxa de sucesso na graduação passa, então, a ser um fator que leva à desigualdade social, pois os índices de evasão estão normalmente associados aos alunos de baixa renda, e o abandono do curso dificulta a transformação social do indivíduo, contribuindo para uma perpetuação da sua condição socioeconômica.
II. Os prejuízos da evasão no ensino superior também atingem as instituições de forma econômica, organizacional e acadêmica. No âmbito econômico, existe a premissa de que as receitas das universidades são definidas de acordo com o número de alunos, portanto, a perda de alunos resulta em perda orçamentária.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre educação, divulgados pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 40,2% dos jovens entre 15 e 29 anos que abandonaram os estudos indicaram como principal motivação a necessidade de trabalhar.
Disponivel em : https://g1.globo.com/pr/parana/educacao/ noticia/2023/06/23/40percent-dos-jovens-indicam-necessidade-de-trabalhar-como-principal-motivacao-para-abandono- -dos-estudos-diz-ibge.ghtml. Acesso: 31 jul. 2023. G1. 2023.

Na perspectiva de uma análise sociológica da educação, a motivação dos alunos para abandonar os estudos tem como causa a(o) 

  • A evasão que atingiu grupos sociais vulneráveis, que são os que impulsionam a produção e o consumo das grandes empresas multinacionais emergentes.
  • B estrutura das instituições sociais, inclusive a escola, que incentivou a evasão de alunos com oferta de bolsas.
  • C enfraquecimento do papel do Estado, apartado da esfera educacional, e o sistema de ensino que intensificou as políticas libertárias.
  • D enfraquecimento dos professores e a entrada de alunos de estratos abastados da sociedade.
  • E desigualdade social que impulsionou a busca por empregos precários de mão de obra desqualificada.