Questões de Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos (História)

Limpar Busca

O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.

  • A A rota conectava Acapulco às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava prata, e no retorno para Acapulco, objetos de porcelana.
  • B A rota conectava Lima às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava indivíduos escravizados, e no retorno para Lima, mercadorias como chá.
  • C A rota conectava Cartagena de Indias às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava café, e no retorno para Cartagena de Indias, especiarias orientais.
  • D A rota conectava Panamá às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava tabaco, e no retorno para Panamá, ópio.
  • E A rota conectava o porto de Havana às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava açúcar, e no retorno para Havana, seda.

Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.

  • A A abordagem transversal estuda as áreas de maneira específica, concentrando-se na avaliação para verificar a compreensão do estudante sobre o material.
  • B A abordagem transversal integra temas dos currículos de diferentes disciplinas, permitindo que cada professor aborde o tema de acordo com o conteúdo de sua matéria.
  • C A abordagem transversal articula diferentes áreas do saber e foca nos temas de interesse dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento e oferecendo conhecimentos sobre sua saúde.
  • D A abordagem transversal associa diferente assuntos da educação básica, constituindo uma nova disciplina que deve ser incluída nos currículos escolares.
  • E A abordagem transversal combina matérias escolares, mesmo sem uma coerência clara entre elas, desenvolvendo a capacidade de abstração e imaginação dos estudantes.
Analise as informações a seguir:
I. Pouco antes da expansão marítima portuguesa atingir o objetivo de chegar às Índias, a Espanha acabou por organizar expedições atlânticas, tornando-se a segunda monarquia europeia a fazê-lo.
II. O Tratado de Tordesilhas estipulava que todas as terras a oeste do Meridiano de Tordesilhas (situado 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde) pertenceriam a Portugal, enquanto as terras a leste seriam espanholas.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

A Expansão Marítima Comercial foi um período crucial da história, especialmente nos séculos XV e XVI. Sobre esse tema, assinale a alternativa que indica as principais motivações das nações europeias, lideradas por Portugal e Espanha, para iniciar a série de explorações marítimas:

  • A a busca por novas rotas comerciais para a exploração de ouro no Ocidente, a expansão do comércio para aumentar as riquezas das nações e a propagação do judaísmo;
  • B a busca por novas rotas comerciais para a exploração de ouro no Ocidente, a expansão do comércio para aumentar as riquezas das nações e a propagação do islamismo;
  • C a busca por novas rotas comerciais para as especiarias do Oriente, a expansão do comércio para aumentar as riquezas das nações, a propagação do cristianismo e o desejo de explorar territórios desconhecidos;
  • D a busca por novas rotas comerciais para a exploração de pedras preciosas no Ocidente, a expansão do comércio para aumentar as riquezas das nações e a propagação do judaísmo;
  • E a busca por novas rotas comerciais para a exploração de ouro no Ocidente, a expansão do comércio para aumentar as riquezas das nações e a propagação do budismo.

Sobre a Expansão Marítima Comercial e o pioneirismo português nesta atividade é INCORRETO afirmar.

  • A A prática e a experiência em navegação e pesca de sardinha, bacalhau, atum e baleia em alto-mar, favoreceu para que Portugal e tornasse uma potência marítima.
  • B A centralização do poder monárquico, pois Portugal foi a primeira monarquia europeia a ter todo o seu território controlado pelo rei, fortalecendo sua economia.
  • C O desenvolvimento de tecnologias de navegação como: cartografia e aperfeiçoamento de portulanos, bússola e caravela.
  • D Necessidade de buscar alternativa de rota para o Oriente e o comércio de especiarias, cuja rota do mar Mediterrâneo era controlada pelos espanhóis.
  • E Aliada a interesses econômicos, havia motivação religiosa da coroa portuguesa que organizou a expedição que expulsou os “infiéis” muçulmanos da região do Ceuta, norte da África.