Questões de Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos (História)

Limpar Busca

Portugal e Espanha destacaram-se, nos séculos XV e XVI, nas grandes viagens marítimas em busca de novas terras.
Assinale a alternativa correta a respeito destas navegações.

  • A Vasco da Gama, a serviço de Portugal, conseguiu chegar em 1498 ao Oriente (Índias), contornando o continente africano.
  • B Fernão de Magalhães, a serviço da monarquia portuguesa, conseguiu o feito pioneiro de chegar à Ásia contornando o continente africano.
  • C Bartolomeu Dias, anos antes de Vasco da Gama, dobrou o Cabo da Boa Esperança em uma viagem patrocinada pelos Reinos de Castela e Aragão.
  • D Cristóvão Colombo, a serviço dos Reis Católicos (Fernando e Isabel), logrou comprovar a esfericidade da terra.
  • E Sir Francis Drake, a serviço da Rainha Elizabeth, em 1492, aportou na Virgínia, tornando-se o primeiro europeu a chegar ao continente americano.

Segundo o texto 1, as navegações dos séculos XV e XVI são responsáveis por importantes mudanças na vida da Europa.

Assinale a alternativa que indica corretamente uma importante contribuição para o conhecimento geográfico que os navegadores puderam comprovar.

  • A A teoria da terra plana.
  • B O surgimento do pensamento racional.
  • C A descoberta da bússola e do astrolábio.
  • D Que se podia chegar ao Oriente, navegando para Ocidente.
  • E A existência de um grande mar separando a Europa do continente africano.

O Galeão de Manila foi uma rota que conectou dois espaços do Império espanhol no século XVI, servindo como alternativa à presença portuguesa no Oriente. Esse é um exemplo significativo da globalização na época moderna.
Assinale a afirmativa que descreve, corretamente, a rota feita pelo galeão e as mercadorias transportadas por ela.

  • A A rota conectava Acapulco às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava prata, e no retorno para Acapulco, objetos de porcelana.
  • B A rota conectava Lima às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava indivíduos escravizados, e no retorno para Lima, mercadorias como chá.
  • C A rota conectava Cartagena de Indias às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava café, e no retorno para Cartagena de Indias, especiarias orientais.
  • D A rota conectava Panamá às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava tabaco, e no retorno para Panamá, ópio.
  • E A rota conectava o porto de Havana às Filipinas. No percurso para as Filipinas, o galeão transportava açúcar, e no retorno para Havana, seda.

Considerando o tema “Doenças e seus impactos na sociedade”, o professor de História, em colaboração com o professor de Ciências, organizou uma atividade para apresentar o assunto em perspectiva transversal para os estudantes.
Para isso, a atividade foi dividida em duas etapas. Na primeira, o professor de História explicou o uso global do quinina, uma substância extraída da casa da árvore de cinchona. E como exemplo, explicou que quando os europeus chegaram às Américas, observaram que os indígenas conheciam os benefícios da quinina no tratamento dos sintomas de febres. Os espanhóis levaram esse conhecimento para a Europa, e a quinina começou a ser utilizada para tratar a malária. Esse uso facilitou a conquista de territórios africanos, pois os europeus, que não tinham resistência à malária, puderam se proteger contra a doença.
Na segunda etapa da atividade, o professor de Ciências explicou a diferença entre os conceitos de vetor e agente etiológico. No caso da malária, o vetor é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles, enquanto o agente etiológico é o protozoário Plasmodium. O professor também abordou a resistência imunológica dos indivíduos e o funcionamento das vacinas no corpo humano.
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa que descreve corretamente as possibilidades do uso de uma abordagem transversal.

  • A A abordagem transversal estuda as áreas de maneira específica, concentrando-se na avaliação para verificar a compreensão do estudante sobre o material.
  • B A abordagem transversal integra temas dos currículos de diferentes disciplinas, permitindo que cada professor aborde o tema de acordo com o conteúdo de sua matéria.
  • C A abordagem transversal articula diferentes áreas do saber e foca nos temas de interesse dos estudantes, promovendo seu desenvolvimento e oferecendo conhecimentos sobre sua saúde.
  • D A abordagem transversal associa diferente assuntos da educação básica, constituindo uma nova disciplina que deve ser incluída nos currículos escolares.
  • E A abordagem transversal combina matérias escolares, mesmo sem uma coerência clara entre elas, desenvolvendo a capacidade de abstração e imaginação dos estudantes.
Analise as informações a seguir:
I. Pouco antes da expansão marítima portuguesa atingir o objetivo de chegar às Índias, a Espanha acabou por organizar expedições atlânticas, tornando-se a segunda monarquia europeia a fazê-lo.
II. O Tratado de Tordesilhas estipulava que todas as terras a oeste do Meridiano de Tordesilhas (situado 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde) pertenceriam a Portugal, enquanto as terras a leste seriam espanholas.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.