Questões de Expografia: Concepção, Produção e Montagem de Exposições (Museologia)

Limpar Busca

A organização de reservas técnicas em museus, visando a otimização do espaço e a garantia da segurança e acessibilidade do acervo, requer um planejamento minucioso que leve em consideração as características do acervo, o tipo de mobiliário e os sistemas de armazenamento. A escolha de soluções inadequadas pode comprometer a conservação dos objetos, dificultar o acesso dos pesquisadores e aumentar o risco de danos. Nesse sentido, a elaboração de um projeto de organização de reservas técnicas deve:

  • A Priorizar a utilização de mobiliário modular e flexível, que permita a adaptação às diferentes dimensões e formatos dos objetos, otimizando o espaço e facilitando o acesso.
  • B Utilizar materiais de alta qualidade e durabilidade, que ofereçam proteção contra agentes externos, como poeira, umidade e luz, e resistam ao uso frequente.
  • C Implementar sistemas de identificação e localização dos objetos, como etiquetas, códigos de barras e softwares de gerenciamento de acervo, que facilitem o controle e o acesso às informações.
  • D Estabelecer um plano de manutenção e limpeza do mobiliário e dos sistemas de armazenamento, a fim de garantir a conservação do acervo e prolongar a vida útil dos equipamentos.

A curadoria de exposições de arte contemporânea, em museus, exige do profissional a capacidade de:

  • A Selecionar obras de arte com base em critérios estéticos e históricos, privilegiando a qualidade técnica e a relevância cultural das peças, a fim de garantir a coerência e a representatividade da exposição.
  • B Construir narrativas e discursos que dialoguem com as obras expostas, problematizando questões sociais, políticas e culturais relevantes para o contexto contemporâneo, a fim de estimular a reflexão crítica e a participação do público.
  • C Organizar o espaço expositivo de forma eficiente e funcional, considerando a iluminação, a disposição das obras e a circulação do público, a fim de garantir a visibilidade e a acessibilidade das peças expostas.
  • D Promover a interação do público com as obras de arte, por meio de recursos tecnológicos, atividades educativas e programas de mediação cultural, a fim de ampliar o acesso e a compreensão das artes visuais.

A pesquisa museológica, como prática fundamental para a gestão de acervos e o desenvolvimento de exposições, exige do museólogo:

  • A A busca por informações em fontes secundárias, como catálogos e publicações, priorizando a rapidez e a praticidade na coleta de dados.
  • B A aplicação de métodos de pesquisa quantitativos, como questionários e entrevistas estruturadas, para obter resultados objetivos e generalizáveis.
  • C A elaboração de projetos de pesquisa com objetivos claros e perguntas norteadoras, utilizando métodos e técnicas adequados à natureza do objeto de estudo.
  • D A divulgação dos resultados da pesquisa em relatórios técnicos e artigos científicos, direcionados a um público especializado, sem preocupação com a comunicação para o público em geral.
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que uma exposição se realiza no encontro entre sujeito (visitante) e objeto (conjunto expositivo), ou seja, entre a sociedade e seu patrimônio.
II. É correto afirmar que exposições podem ser criadas e apresentadas apenas espaços fechados, cobertos, construídos ou edificados. Mostras de artes em parques, ruas, florestas ou mesmo virtualmente não pode ser denominadas exposições.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
Analise as informações a seguir:
I. É correto afirmar que o Programa de Gestão de Acervo de Museus faz o gerenciamento de todos os processos e espaços (internos e externos) de exposição do museu
II. É correto afirmar que o Programa de Exposições de Museus faz o gerenciamento dos bens culturais do museu, subdividindo-se nos subprogramas de documentação, conservação/restauração e aquisição.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.