Questões de Ferramentas da qualidade (Administração Geral)

Limpar Busca

A administração pública utiliza diversas ferramentas de gestão da qualidade para analisar e melhorar a eficiência dos serviços prestados à população. Uma dessas ferramentas possibilita ao gestor público verificar a relação entre duas variáveis, como o aumento de recursos alocados para um programa social e a melhoria nos indicadores de bem-estar da população. Essa análise gráfica permite identificar se há uma correlação entre essas variáveis, facilitando a tomada de decisão baseada em evidências. Qual das seguintes ferramentas de gestão da qualidade é mais apropriada para realizar essa análise?

  • A Diagrama de Ishikawa.
  • B Histograma.
  • C Ciclo PDCA.
  • D Fluxograma.
  • E Diagrama de Dispersão.

A ferramenta gerencial utilizada na Gestão da Qualidade para apresentar a relação existente entre o resultado (Efeito) e os fatores (Causas) do processo que, por razões técnicas, possam ter afetado o resultado considerado e que também atua como um guia para identificação da causa fundamental do problema e a determinação das ações que deverão ser adotadas é o

  • A Gráfico de Pareto.
  • B Diagrama de Ishikawa.
  • C Plano de ação.
  • D Sistema 5S.

Em linhas gerais, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem como objetivo verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços, de forma a atender melhor aos seus clientes. Existem algumas ferramentas que auxiliam na gestão de um SGQ.
Uma delas é o diagrama de Ishikawa, que também é denominado

  • A Direcionador de resultados no curto prazo.
  • B Matriz de configuração de tempo.
  • C Análise de causa x efeito.
  • D Enfoque do ambiente externo fornecedor.
  • E Ciclo do PDCA.

A busca pela excelência no serviço público, impulsionada por ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC).
Sobre a adoção dessa ferramenta, assinale a opção que apresenta um efeito observado na produtividade e na qualidade dos serviços públicos.

  • A Total independência dos servidores, permitindo-lhes ajustar as metas conforme suas necessidades pessoais. 
  • B Eliminação da necessidade de avaliações de desempenho, com foco na inovação dos processos.
  • C Maior liberdade criativa para os servidores, permitindo-lhes explorar novas formas de realizar suas tarefas. 
  • D Garantia que todas as metas estabelecidas sejam facilmente alcançadas sem causar qualquer impacto na saúde dos servidores.
  • E Redução da autonomia dos servidores, impactando negativamente sua saúde mental e potencialmente causando sofrimento psíquico.

O setor de gestão de pessoas de uma prefeitura detectou uma redução no número de licenças-saúde de servidores do setor administrativo após a implementação do programa de educação física laboral. Os analistas do setor desejam verificar se existe correlação entre os dias de afastamentos por lesão por esforço repetitivo e demais problemas associados de saúde à atividade laboral com as horas de participação dos servidores no programa de educação física laboral.
Das alternativas a seguir, quais ferramentas da gestão da qualidade seriam adequadas para serem utilizadas pelos analistas?

  • A Histograma; gráfico de dispersão.
  • B Folha de verificação; gráfico de dispersão.
  • C Histograma; diagrama de Pareto.
  • D Folha de verificação; carta de controle.
  • E Carta de controle; diagrama de Ishikawa.