“As comunicações são básicas para a existência diária de todo o indivíduo moderno e de toda organização, de qualquer tamanho” LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo : Pioneira, 1995., p.46
Tendo em vista o que afirma Philip Lesly, autor referencial das relações públicas ao lado de Doug Newsom, Alan Scott, M. Cutlip, Allen H. Center e Dennis L. Wilcox, é procedimento essencial para que o relacionamento comunicacional das organizações realmente gere vantagens institucionais e mercadológicas:
-
A a identificação e classificação do universo público e privado onde está inserida a empresa para construção de canais concorrenciais claros.
-
B a identificação e classificação das formas e tipologias comunicacionais de modo a construir um meio de acesso ao conhecimento empresarial.
-
C a identificação e classificação das verbas orçamentárias para identificação realista das formas de comunicação organizacional.
-
D a identificação e classificação dos stakeholders de uma empresa, algo de relevante importância para se conseguir planejar projetos de comunicação que atinjam com eficiência todas as partes envolvidas.
-
E a identificação e classificação do conselho acionista da organização, algo relevante para entendimento de expectativas e exigências relacionadas à comunicação empresarial.