Questões de Fidelização (Marketing)

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O sucesso de uma estratégia de marketing envolve a construção de relacionamento com os agentes próximos à empresa, o chamado microambiente, e, com ações externas, o macroambiente.
O macroambiente é constituído por

  • A fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes e concorrentes.
  • B vetores demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, políticos e culturais.
  • C grupos financeiros ligados à mídia e voltados para a ação cidadã e ações locais.
  • D públicos gerais, internos, investidores, equipes de design e vendas.
  • E gerentes, designers, publicitários e responsáveis por pesquisas de mercado.

Entender as marcas como ativos desloca os esforços de marketing em ações táticas, focadas principalmente em estimular as vendas, para ações estratégicas, mais amplas, e que também contemplem a(s)

  • A adequação das embalagens e as imagens dos produtos ao seu preço de venda.
  • B observação do posicionamento da marca nos diversos pontos de venda.
  • C ações que estimulem os colaboradores a serem embaixadores da marca.
  • D promoções, relacionando produtos diferentes de uma mesma família.
  • E associações de marca, baseadas no que liga o consumidor a elas.

A empresa X fabrica bijuterias de prata há mais de dez anos e conseguiu um empréstimo bancário que será usado em ações para ampliar as suas vendas. A diretora de marketing decidiu que parte dos recursos será gasto em novas estratégias de comunicação da empresa e solicitou que a equipe de marketing desenvolvesse uma proposta de inbound marketing.
A proposta que atende à solicitação da diretora e corresponde a uma ação de inbound marketing é a seguinte:

  • A Contratar consultores para a avaliação de todo o processo produtivo, visando à redução dos custos de produção e, consequentemente, à redução dos preços.
  • B Reunir os revendedores espalhados por todo o país via videoconferência e promover um treinamento focado em argumentos de persuasão.
  • C Produzir vídeos que ensinam como manter e customizar bijuterias de prata e disponibilizar esse material para livre acesso em redes sociais.
  • D Solicitar aos engenheiros de produto que eles desenvolvam ligas de prata mais resistentes e apresentar essa nova característica do produto em propagandas.
  • E Montar uma rede própria de lojas e tratar internamente de todo o processo de comercialização das bijuterias para fortalecer o marketing de relacionamento.

Uma instituição bancária sempre oferece os seus serviços conforme o prometido, no prazo comprometido, sem cometer erros, e tem interesse em lidar com os problemas dos clientes. Esses atributos favorecem a avaliação positiva da dimensão da qualidade do serviço denominada

  • A intangibilidade
  • B confiabilidade
  • C segurança
  • D presteza
  • E empatia

Marketing de relacionamento pode ser definido como o processo contínuo de identificação e criação de valores e compartilhamento de seus benefícios com clientes individuais, durante todo o tempo de vigência da parceria.
ODGEN, J. R. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (adaptado).
À primeira vista, o marketing de relacionamento, tendo como base tal definição, não está integrado ao conjunto de modalidades de comunicação, porém, a comunicação é parte inerente ao processo de relacionamento. Mais do que isso, a essência do marketing de relacionamento é a abertura e manutenção de um canal de comunicação com os clientes, para que relacionamentos duradouros sejam mantidos.
Com base nesse conceito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O marketing de relacionamento é caracterizado por ser uma modalidade de comunicação focada em clientes identificados e ativos, considerando seu poder de influência sobre clientes potenciais.
PORQUE
II. O marketing de relacionamento tem por objetivo estabelecer relacionamentos imediatos com os clientes, gerando consumidores que admirem a marca e compartilhem suas informações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.