Questões de Filosofia Política e o Pensamento de Walter Benjamin (Filosofia)

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Em relação às ideias de representantes da Escola de Frankfurt, assinale a opção correta.

  • A Benjamin critica a reprodutibilidade técnica da arte, alegando, entre outras questões, que a existência única da obra de arte estaria ausente mesmo na reprodução mais perfeita.
  • B A ideia de indústria cultural expressa a transformação pela qual passou a produção artística, que deixou de ser tecnicamente reprodutível.
  • C Segundo Benjamin, o conceito de autenticidade está relacionado com a capacidade de reprodução infinita da obra de arte.
  • D Segundo Adorno e Horkheimer, o esclarecimento se refere ao movimento racional de justificativa da presença de Deus no pensamento contemporâneo.
  • E Benjamin menciona pela primeira vez o conceito de indústria cultural em sua obra Dialética do Esclarecimento, publicada em 1947.

O célebre ensaio “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica” (1994), de Walter Benjamin, tem como tema central:

  • A O impacto das imagens geradas por inteligência artificial para a “aura” da obra de arte.
  • B O impacto das transformações tecnológicas do século XIX, em especial dos meios capazes de reproduzir fielmente uma imagem, na “aura” atribuída culturalmente a uma obra de arte.
  • C O impacto da disseminação de imagens através de meios eletrônicos e da rede mundial de computadores no conceito de arte como um todo.
  • D A proposta de uma nova história da Arte sob o ponto de vista materialista histórico, à luz do marxismo-leninismo, contemplando as vanguardas modernistas contemporâneas ao texto.
  • E A investigação de uma “aura” mística a qual seria imbuída uma obra de arte, à luz do espiritismo kardecista.

O filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) é um dos teóricos mais estudados hoje, e sua obra, consideravelmente aberta a interpretações, interessa a pesquisadores e profissionais de várias áreas.
Sobre esse autor, assinale V, para as afirmativas verdadeira, ou F, para falsas:
(__)Benjamin não foi um pensador da Educação na mesma amplitude e assiduidade com que foi um pensador da cultura, por exemplo.
(__)Benjamin buscava a possibilidade de uma experiência total e concreta do conhecimento e, por isso, criticava a Educação direcionada para a especialização ou para a prática profissional.
(__)O pensador criticava os abusos de quem tentava "entender" a infância e com isso tentar enquadrar a criança em parâmetros psicológicos, como se fossem "seres tão diferentes de nós, com uma existência tão incompatível com a nossa, que precisamos ser muito inventivos para conseguir distraí-las".
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/1888/wa lter-benjamin-repensar-a-historia-rever-a-crianca
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, F, V.
  • B V, V, F.
  • C F, V, V.
  • D V, V, V.
“Sob o poder do monopólio, toda cultura de massas é idêntica, e seu esqueleto, a ossatura conceitual fabricada por aquele, começa a se delinear. Os dirigentes não estão mais sequer muito interessados em encobri-lo, seu poder se fortalece quanto mais brutalmente ele se confessa de público. O cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte. A verdade de que não passam de um negócio, eles a utilizam como uma ideologia destinada a legitimar o lixo que propositalmente produzem”. ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, p. 114.
De acordo com a perspectiva defendida pelos autores, é correto afirmar que
  • A o sucesso da indústria cultural se deve ao fato de veicular uma crítica à ideologia dominante.
  • B as mutações cognitivas provocadas pelos media sobre as massas mostram que o meio é a mensagem.
  • C a produção de um sistema hegemônico da cultura de massas é consequência necessária da evolução da técnica.
  • D o poder da indústria cultural se baseia na força econômica e na lógica da produção em série aplicada à cultura.
  • E a indústria cultural é uma estrutura democratizante que considera cada indivíduo da massa como sujeito.

“Segundo Benjamin, a proletarização e a formação de massas na Alemanha de seu tempo são dois aspectos do mesmo processo. O que o fascismo faz é uma tentativa de disciplinamento dessas massas proletarizadas, evitando com isso que haja qualquer perturbação ao regime de propriedade posto. Trata-se de permitir que tais massas se expressem enquanto massas, desde que a ordem social não seja posta em xeque e que quaisquer reivindicações que toquem na estrutura social sejam contidas.”

VIEIRA, R. Modernidade e barbárie: as análises de Walter Benjamin sobre o fascismo alemão. https://www.niepmarx.blog.br/MManteriores/MM2017/anai s2017.pdf. Acessado em 17-10-2021 – Adaptado.


Conforme o trecho acima apresentado, para Walter Benjamin, o fascismo

  • A se origina necessariamente das massas, quando elas se proletarizam.
  • B tenta evitar a oposição das massas proletarizadas à ordem burguesa.
  • C possibilita a que as massas se expressem como o que são: proletárias.
  • D é a prova de que não existem mais classes sociais, mas apenas massas.